Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Debochados e furiosos

TABLÓIDES

A companhia American Media Inc., que publica os tablóides Sun, Globe e National Enquirer, virou foco de contaminação por antraz na Flórida, o que tem sido investigado como possível ato criminoso. No dia 5, Bob Stevens, editor de fotografia do Sun, morreu de infecção rara por inalar antraz. Outro funcionário, também contaminado, está em tratamento. A bactéria mortal foi encontrada num teclado de computador. Cerca de 300 empregados foram tratados com antibióticos.

Os meios de comunicação questionam se a contaminação foi um ataque terrorista em resposta ao tratamento ? excepcionalmente agressivo ? dado pelos tablóides a Osama bin Laden. Enquanto o Enquirer zomba das "trapalhadas" de Marwan Al-Shehhi e Mohamed Atta ? suspeitos de seqüestrar os aviões que atingiram o WTC ? ao "tentar usar equipamentos de ginástica sofisticados" na academia que freqüentavam, o Globe é mais exaltado. Na edição de 2 de outubro, manchete sob foto de capa de Laden diz "Procurado! Vivo ou morto", tendo a palavra "vivo" riscada. A reportagem especial, de duas páginas, diz que o ódio do terrorista aos EUA começou ao ser rejeitado por uma amante americana porque teria "órgãos sexuais subdesenvolvidos". O tablóide continua a ridicularizar a virilidade do terrorista, citando fonte anônima que alega que ele recebeu tratamento para deficiência de testosterona.

O mais agressivo talvez tenha sido Weekly World News, que publicou a carta do funcionário "Ed Anger" (Ed raivoso) se oferecendo para resolver a situação "mano a mano". E avisa: "Estarei esperando sua resposta." O presidente da American Media, David Pecker, duvida de que as manchetes estejam relacionadas aos casos de antraz em sua companhia. "Não fizemos mais do que Daily News ou Newsweek. Nosso trabalho não foi diferente do da grande mídia", afirma. As informações são de Anabelle de Gale [The Miami Herald, 9/10/01] e Susan Schmidt [The Washington Post, 9/10/01].

    
    
                     

Mande-nos seu comentário