Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

PRIMEIRAS EDIçõES > CONCENTRAÇÃO & DIVERSIDADE

Demandas locais preocupam FCC

Por lgarcia em 26/08/2003 na edição 239

CONCENTRAÇÃO & DIVERSIDADE

O presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC, sigla em inglês) americana, Michael Powell, anunciou a criação uma equipe para avaliar o desempenho dos veículos de comunicação no atendimento das necessidades de comunidades locais. Powell demonstra estar cedendo às centenas de milhares de reclamações contra suas medidas de desregulamentação do mercado de mídia. Com visão política compatível com a do presidente George W. Bush e sua equipe, ele tem trabalhado no sentido de permitir que as grandes empresas do setor se expandam ainda mais, o que preocupa muitos americanos que querem ter veículos de comunicação voltados para suas localidades.

O descontentamento de parte dos eleitores com a liberalização do mercado fez com que os deputados americanos rejeitassem a proposta da FCC de aumentar de 35% para 45 % o máximo da audiência de TV que uma única rede de TV poderia atingir nacionalmente. No entanto, uma lei semelhante deve ser aprovada pelo Senado.

Dentro do contexto de preocupação com o localismo, a FCC deve conceder autorizações de funcionamento a novas emissoras comunitárias de rádio FM de baixa potência, vinculadas a instituições sem fins lucrativos como escolas, igrejas e associações de bairro. Segundo o New York Times [20/8/03], existem atualmente 220 estações como essas no EUA. Na primeira fase dos novos licenciamentos devem ser beneficiados 530 requerentes, mas já há outros 1.200 na fila.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem