Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

PRIMEIRAS EDIçõES > **

Demissões & promoções, viagem na máquina do tempo

Por lgarcia em 30/12/2003 na edição 257

A GÊNESE DA BOLHA

Alberto Dines

Mostruário das nossas mazelas, os dez primeiros dias de junho funcionaram como um compacto da última década:

** Demissões na Folha de S.Paulo, tentativa de demissões no Estado de S.Paulo (suspensas na última hora), demissões e abalo no Valor, demissões no Jornal do Brasil seguida de mais uma crise e do inevitável troca-troca de comando da redação.

** O patronato e os profissionais que contrataram para escapar das aflições estão tentando inventar um jornalismo sem jornalistas. Como o Brasil é a terra dos milagres, pode ser que consigam. Releases não faltam, os assessores de imprensa afirmam que nunca as redações foram tão acessíveis e generosas.

** O Globo e Folha, novamente associados, investiram bom dinheiro numa promoção destinada a aumentar a venda avulsa aos domingos. Se graças à Lolita gratuita conseguiram esgotar as respectivas edições do domingo passado (8/6), estão de parabéns. Dificilmente conseguirão recolher nos domingos seguintes alguma sobra com os outros romances, estes cobrados à vista. Os reflexos na inserção de anúncios, no domingo de lançamento, foram apenas discretos.

** A Folha, além disso, brindou-nos com o relançamento da Ilustrada domingueira. Só que, ao mesmo tempo, num passe de mágica, acabou com o caderno TV Folha, cujo conteúdo será transferido para a nova Ilustrada. Mágica marqueteira: apesar da aparência de vantagem o leitor saiu perdendo porque a revista televisiva era bem mais jeitosa do que o novo-velho cadernão.

** Ao explicar o relançamento da Ilustrada dominical, a Folha fez-nos o favor de relembrar que o caderno foi suspenso em 1992 e substituído pelo Mais!.

** O ano de 1992 marcou o início da bolha marqueteira que produziu a maior derrocada coletiva da história da imprensa brasileira.

Leia também

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem