Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

PRIMEIRAS EDIçõES > EDIÇÃO COMEMORATIVA

Dez anos de Pauta Geral

Por lgarcia em 09/12/2003 na edição 254

EDIÇÃO COMEMORATIVA


Revista Pauta Geral n? 5, 330 pp; Editora Calandra, 2003; R$ 30,00; informações: <atendimento@editoracalandra.com.br>


[do release da editora]

Dezessete textos ? incluindo entrevistas, artigos, ensaios e resenhas ? e 330 páginas totalmente dedicadas ao jornalismo. Estes são alguns dos números da edição número 5 da revista de jornalismo Pauta Geral que, em 2003, completa dez anos. Com periodicidade anual, a publicação (a partir de 2002 editada pela Editora Calandra), dedica o núcleo temático desta edição comemorativa aos gêneros jornalísticos, discutindo temas como teoria da notícia, os gêneros jornalísticos em Portugal, crônicas, jornalismo digital e entrevista política. Pela primeira vez, a revista publica, no original, artigos de pesquisadores de países da América Latina e Europa, a exemplo de Lizy Navarro, Patrícia Stambuck e Donald Matheson. A decisão representa um passo decisivo para a internacionalização da Pauta Geral.

Um dos destaques da publicação é a entrevista com o professor emérito da USP, José Marques de Melo, que comemora os 30 anos da defesa de sua tese de doutorado. O primeiro doutor em Jornalismo do Brasil revela sua esperança nas novas gerações de pesquisadores brasileiros e faz questão de frisar a importância do resgate do conhecimento jornalístico que vem sendo desenvolvido no país desde o século 19. "Percebo em alguns segmentos das novas gerações uma fascinação pelos teóricos estrangeiros do jornalismo, ignorando a riqueza das contribuições feitas pelos estudiosos brasileiros desse campo", revela.

A revista traz também um ensaio inédito do professor uruguaio Dario Klein sobre a intervenção política nas redações norte-americanas na época da invasão ao Afeganistão, um artigo sobre jornalismo cultural, além de textos sobre a comunicação visual no jornalismo digital e a crise de paradigmas do jornalismo contemporâneo. Entre os colaboradores desta edição estão os professores Jorge Pedro Souza (Portugal), Sérgio Luis Gadini (UEPG), Giovandro Ferreira (UFBA), Donald Matheson, Universidade de Cardiff (Inglaterra), Luiz Gonzaga Mota (UnB) e Alfredo Vizeu (UFPE).

Pauta Geral n? 5 foi lançada durante o I Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Para os editores ? Elias Machado e Tattiana Teixeira ? este é um momento ímpar para a história do jornalismo brasileiro, sobretudo após a fundação da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). "A criação desta entidade significa um marco para todos aqueles interessados na compreensão científica desta que é uma das mais essenciais práticas profissionais nas sociedades complexas", afirma Teixeira. A próxima edição da revista deve ser lançada em novembro de 2004 e dedicará seu Núcleo Temático ao jornalismo especializado. Os pesquisadores podem enviar artigos, até abril do próximo ano, para o endereço eletrônico <pautageral@editoracalandra.com.br>.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem