Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

PRIMEIRAS EDIçõES > DIPLOMAS

Direito desrespeitado

Por lgarcia em 21/02/2001 na edição 109

DIRETÓRIO ACADÊMICO

CARTAS

DIPLOMAS

Muito se discutiu sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalista para exercer certas funções em empresas de comunicação. Apesar de o tema ser abordado com (pouca) freqüência pelos próprios jornalistas, o que posso perceber é que se trata de um assunto quase "tabu" dentro da profissão. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu Artigo XIX, "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras".

Esse direito é desrespeitado em todos os níveis: desde a legislação sobre os meios de comunicação, que sempre criou mecanismos que dificultam a existência das rádios e TVs comunitárias, até a famosa Lei de Imprensa, conhecida de todos. O direito de transmitir informações e idéias não se aplica a todas as pessoas!

Esse tema deveria ser pauta constante no O.I., permitindo a discussão do assunto por todos os que são favoráveis e contrários à exigência do diploma de jornalista, inclusive reproduzindo textos e artigos sobre o assunto. Será que o tema, que tanto incomoda a aqueles que fecham os olhos à existência do corporativismo na profissão de jornalista (principalmente sindicatos e universidades), continua sendo pouco tratado pela própria imprensa em função de outros assuntos mais relevantes? Ou sua ocorrência, ou "falta de’, se deve ao incômodo que o assunto representa?

O profissionais que buscam divulgar e criticar acontecimentos relevantes em nossa sociedade não deveriam também criticar as instituições e suas regras? Ou algumas instituições estariam acima disso?

Espero que minha mensagem possa servir para estimular outros leitores a enviar comentários sobre o assunto. Atenciosamente,

José B. da Silva

Volta ao índice

Diretório Acadêmico – texto anterior


Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem