Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Displicência e erro

Os dois maiores jornais de São Paulo continuam a tratar o rodízio na Grande São Paulo com disciplicência e preguiça. Salvo as inserções do início da campanha, em 23 de junho passado, quando predominaram, como de costume, as historietas banais de socialites diante do rodízio, apenas O Estado de S. Paulo continuou dando diariamente, em primeira página, quais finais de placas estavam proibidos de circular no dia.

Como ato falho da pouca importância que vem sendo dada ao rodízio, a Folha de S. Paulo, de 31 de julho, uma quinta-feira, acrescentou seu cadinho na confusão criada pelo que se convencionou chamar de “rodízio do rodízio”, ou seja, a mudança das datas de proibição de circulação dos veículos, segundo o número final da placa, que vinha sendo cumprida.

Na edição deste dia, a Folha trouxe um quadro, dizendo que os automóveis com finais de placa 9 e 0 estavam proibidos de circular naquele dia, quando o correto seria finais de placa 7 e 8.

A confusão gerou uma reportagem interna com o mea culpa “Folha comete erro sobre rodízio; placas 9 e 0 não podem circular hoje”, trazendo, de quebra, como que para justificar a confusão que criara, uma reportagem de apoio com o secretário estadual de Meio Ambiente, “admitindo” que a adoção do rodízio do rodízio tornara-se um novo “complicador”.

O rodízio do rodízio, explica o secretário, foi implantado para não sacrificar apenas os proprietários de veículos com finais de placas 1 e 2 (segundas-feiras, pelo rodízio original) e 9 e 0 (sextas-feiras, pelo rodízio original), que se sentiram prejudicados por não poder viajar nem chegar de viagem nesses dias.

Leia também
Textos publicados sobre o rodízio:

5/8/96

Imprensa e rodízio: desinteresse olímpico

20/8/96

Rodízio de carros em São Paulo:

1) A comunidade ganha da mídia

2) O “obrismo” dos engenheiros derrotado pelas soluções sociais

3) Teoria e Prática do Factóide, a contribuição radiofônica

4) De olho no retrovisor

5/9/96

Rodízio: agora a imprensa paulista quer a continuação do programa

5/10/96

A maldição do rodízio

5/12/96

Rodízio: a imprensa comeu mosca, prefere obras e fabrica factóides

20/4/97

De olho no rodízio

20/5/97

Preparem-se, aí vem o rodízio de carros [[Circo da Notícia]]

Rodízio e manipulação

20/6/97

Amor/ódio ao governo, desprezo pelo cidadão

5/7/97

Rádios tendenciosas

Cidadania castigada

20/7/97

Sociedade não debateu

Mande-nos seu comentário