Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Do rei não se fala

TELETIPO

A empresa aérea Thai Airways anunciou em 7/1 que deixaria de distribuir em seus vôos a revista Far Eastern Economic Review, publicação de Hong Kong. Segundo a Reuters (7/1/02), o motivo foi matéria na qual se comenta o discurso de aniversário do rei tailandês Bhumibol Adulyadej, em que ele afirmou que o país está em crise. A Review interpretou isto como uma crítica do monarca ao primeiro-ministro. Na Tailândia há leis rigorosas que restringem comentários sobre a família real na imprensa.

The Independent (7/1/02) informa que, pela segunda vez, o esquema de segurança dos aeroportos britânicos foi quebrado por repórteres do jornal Sunday People. Eles embarcaram no aeroporto londrino de Gatwick, em avião da British Airways, com estilete, cutelo de açougueiro e adaga de 10 centímetros escondidos na pasta e no casaco. Em matéria posterior, afirmaram que puderam sacar as armas no banheiro do avião, e que a cabine dos pilotos estava de porta aberta. Autoridades da aviação civil britânica agradeceram ao Sunday People por alertar quanto à falta de segurança nos aviões.

Mesmo balançadas pela queda dos anúncios, as editoras de revistas dos EUA anunciaram no dia 3/1 que aceitarão o aumento das tarifas postais proposto pelo correio americano, por temerem aumento ainda maior. O pânico gerado pelas cartas supostamente contaminadas por antraz piorou a já complicada, devido à crise econômica, situação do serviço postal americano, que distribui 90% das revistas no país. Segundo Kathy Bergen [ChicagoTribune, 4/1/02], o acordo prevê que, se for aceita a reivindicação do correio, não haverá outro pedido de aumento até o outono.

Depois de demonstrarem cautela com os ataques terroristas de 11 de setembro, os estúdios americanos já começam a pensar em filmes a respeito. Pelo menos dois projetos já vieram a público: um da CBS e outro da canadense Alliance Atlantis. Segundo Josef Adalian [Variety, 9/1/02], o filme da CBS está sendo planejado pelo jornalista Lawrence Schiller, e deverá tratar do avião que caiu na Pensilvânia. Contudo, não tentará recriar o que aconteceu na aeronave. A produção canadense será sobre o período em que integrantes do grupo terrorista estiveram em Hamburgo, na Alemanha, pouco antes dos atentados.