Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

El Espectador sobrevive

Um dos mais prestigiados jornais colombianos sobreviveu às balas dos traficantes de drogas, mas foi vitimado pela crise econômica: El Espectador deixará de ser diário e circulará apenas aos domingos, informa Jared Kotler [Associated Press, 30/8/01]. "El Espectador faz parte do patrimônio da Colômbia. Sinto-me obrigado a mantê-lo vivo sob quaisquer circunstâncias", declarou seu diretor, Carlos Lleras de la Fuente. O jornal, em sua cruzada contra a influência dos cartéis de drogas, teve seu publisher, Guillermo Cano, assassinado pelos homens de Pablo Escobar em 1986; atualmente, muitos de seus colunistas estão exilados graças a ameaças de morte de guerrilheiros esquerdistas e grupos paramilitares de direita. Apesar desta orgulhosa tradição, a publicação esforçava-se para competir com o rival El Tiempo. Na medida em que a circulação do El Espectador encolheu, o mesmo aconteceu com seu faturamento publicitário.

O FBI arranjou uma nova estratégia para capturar fugitivos: projetar suas fotos nos cinemas, antes dos tradicionais trailers. A campanha começou no estado de Washington e deve se expandir se o programa piloto tiver êxito. A polícia local já aprovou os resultados: um fugitivo, acusado de duplo homicídio, se entregou após saber pelo noticiário de TV que sua foto estreara nos cinemas da região. Segundo Cindy McCraw, do FBI, os fugitivos em questão são procurados pelas autoridades locais, não pelas federais. A idéia do programa é avisar a vizinhança que pode haver gente procurada pela polícia na área. As informações são de Pamela McClintock [Variety, 29/8/01].

A equipe da revista Wallpaper, considerada a "bíblia do design", deve lançar uma nova revista, a bienal Spruce. A publicação chega às bancas no dia 30/8, e terá circulação mundial de 140 mil cópias. A Wallpaper foi vendida à Time Inc. em 1997; atualmente, o presidente e diretor editorial do Wallpaper Group, Tyler Brule, negocia com as redes de TV do grupo AOL-Time Warner o lançamento de um programa de moda. Segundo Allyson Lieberman [New York Post, 27/8/01], a CNN é uma das interessadas no projeto.

    
    
                     

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