Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Em busca de companhia

MONITOR DA IMPRENSA


TELETIPO

Não é só a CBS que está considerando uma aliança com a CNN [ver remissão abaixo]. Segundo Stephen Battaglio [Inside, 15/5/01], na semana passada o presidente da ABC, Alex Wallau, anunciou seu interesse pelo serviço de notícias a cabo da AOL Times Warner. No entanto, a aliança pretendida, neste caso, seria restrita ao sistema de operações, e não ao noticiário em si. A CNN se recusou a comentar o pronunciamento. ABC e CBS parecem ter encontrado a mesma solução para reduzir custos, tentando manter-se competitivas frente à NBC, que conta com o serviço a cabo 24 horas MSNBC.


Leia também

Barbara Walters, âncora da ABC, não parece muito satisfeita com as mudanças na programação da emissora. Seu noticiário 20/20 perderá o horário de sexta-feira às 22h, em que é apresentado desde 1987, e depois ficará dois meses fora do ar, informou Stephen Battaglio [Inside, 14/5/01]. Num esforço de impulsionar a audiência do seriado Once and again, o 20/20 passará a ser transmitido às quartas-feiras, ainda no horário nobre das 22h, quando enfrentará a forte concorrência de Lei & Ordem, da NBC. Em novembro, outra série ? NYPD Blue ? passará a esse horário, e o 20/20 ficará fora do ar até pelo menos o final de dezembro. No entanto, Barbara, que assinou novo contrato com a emissora no ano passado, não se arriscou a dizer se a mudança significa que o setor de notícias tem agora importância secundária para a ABC e sua parceira, Walt Disney Co.

Inspirada na morte de Dolores Landingham, a secretária do presidente na série da NBC The West Wing, interpretada por Kathryn Joosten, Lynn Elber [Associated Press, 15/5/01] fez uma análise sobre o papel da mulher na TV americana. Landingham seria, segundo a jornalista, uma mulher de idade como tantas outras que a televisão evita mostrar. Lynn diz que o que a TV quer são mulheres jovens, magras, brancas, vestidas de forma provocativa e com dinheiro. Segundo pesquisa da instituição Children Now baseada nos programas de horário nobre de ABC, CBS, NBC, Fox, UPN e WB, os homens representam 65% das personagens, e as mulheres 35%; 32% deles têm mais de 40 anos, enquanto apenas 19% delas têm essa idade; entre 2.251 artistas, apenas 188 não eram brancos, e na maioria das vezes estavam em papéis de serviçais; meninas jovens são em sua maioria apresentadas como sedutoras e consumistas. O caso de Landingham tem que ser observado com cuidado, conclui Lynn, já que ela representa uma "espécie em extinção".


Volta ao índice

Monitor da Imprensa ? próximo texto

Monitor da Imprensa ? texto anterior

Mande-nos seu comentário