Sábado, 25 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS

Emissora de TV atacada na Geórgia

Por lgarcia em 06/01/2004 na edição 258

REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS

Uma granada que atingiu a estação de TV Rustavi 2 em Tbilisi, na Geórgia, em 29 de dezembro, não deixou feridos, segundo informação dos Repórteres Sem Fronteiras. Na hora do ataque, 15 jornalistas estavam dentro do prédio, mas a granada causou estragos apenas à fachada da emissora.

Segundo o secretário geral dos Repórteres Sem Fronteiras, Robert Ménard, o ataque pode ter sido arquitetado em decorrência do apoio da emissora à oposição nas eleições legislativas em novembro. A Rustavi 2 “teve a mais extensiva cobertura dos protestos que levaram à renúncia do presidente Edvard Shevardnadze”, afirmou Ménard.

A polícia está tratando o ataque como um ato de sabotagem. Coincidência ou não, este foi o segundo ataque a uma emissora de TV na Geórgia em um mês. O edifício da TV estatal havia sido atacado com explosivos em 3 de dezembro.

Om Zied, editora-chefe da revista online Kalima, foi julgada em 18 de novembro e condenada a oito meses de prisão e multa de 1.200 dinars (aproximadamente 800 euros) sob as acusações de manter em seu poder moeda estrangeira e transferi-la a uma pessoa não autorizada.

Zied foi acusada de ter dado 170 euros a um jovem tunisiano e foi intimada em 25 de setembro. Seus advogados de defesa afirmaram que ela não havia cometido crime, já que a lei na Tunísia permite que uma pessoa tenha em mãos moeda estrangeira durante uma semana após viagens ao exterior.

Os advogados da jornalista consideraram as acusações infundadas e denunciaram que o julgamento foi uma armação política para abalar sua reputação. Zied é ativista dos direitos humanos e é conhecida por suas atividades políticas e, segundo seus advogados, “pelos corajosos artigos que escreve”. O site da Kalima (www.kalima.com) foi banido na Tunísia, mas uma versão impressa da revista circula clandestinamente no país. [Repórteres Sem Fronteiras]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem