Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

PRIMEIRAS EDIçõES > TELETIPO

Enfim sem censura no Chile

Por lgarcia em 25/12/2002 na edição 204

TELETIPO

Mais de 75 anos após a criação do conselho de censura e um saldo de 1.092 filmes proibidos, o governo chileno finalmente vai permitir a exibição pública de produções como "Último tango em Paris", "A vida de Brian" e obras de Fellini, Almodóvar e Oliver Stone. "Este é um novo passo em favor das liberdades pessoais e da dignidade do indivíduo", declarou o presidente Ricardo Lagos ao assinar a lei que encerra o sistema de censura. Mas a aprovação da lei não significa o fim do conselho, informa Larry Rother [New York Times, 13/12/02]. Formado por psicólogos, diretores e críticos no lugar de juízes e militares, o conselho agora será encarregado de classificar os filmes.

A Federação Européia de Jornalistas (EFJ) manifestou apoio aos profissionais de mídia em Portugal que estão aderindo à greve geral contra o plano governamental de mudar a legislação trabalhista. Sob a nova proposta, os empregadores terão mais liberdade para demitir funcionários e ignorar sentenças do tribunal do trabalho. Segundo a Federação Internacional de Jornalistas [10/12/02], Gustl Glattfelder, presidente da EFJ, declarou que a mudança é inaceitável, pois vai deixar as condições de trabalho mais precárias e resultar em menos investimento no trabalho editorial e de qualidade.

O International Herald Tribune anunciou que seu antigo editor administrativo, Walter Wells, vai se tornar editor temporário da publicação no começo do ano que vem, quando o New York Times assumirá oficialmente o controle total do jornal. Segundo Felicity Barringer [New York Times, 10/12/02], Wells supervisionará as operações jornalísticas até que a Times Company nomeie um editor permanente. David Ignatius, atual editor executivo do IHT, "emprestado" do Washington Post, voltará ao Post como colunista.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem