Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Equação complicada


 

Enquanto tentava chegar ao centro de Freetown, capital de Serra Leoa, em 10 de janeiro desse ano, uma camioneta que levava três correspondentes da Associated Press foi interceptada por rebeldes. Houve troca de tiros. David Guttenfelder, 29, fotógrafo, machucou-se com estilhaços de vidro; Ian Stewart, 32, repórter, levou um tiro na cabeça; o produtor de TV Myles Tierney, 34, morreu na hora.

Os três haviam sido enviados a Serra Leoa para cobrir uma guerra civil com a qual "o mundo não se importava" e em um país que "a maioria dos norte-americanos não poderia encontrar no mapa", escreveu Stewart em sua primeira matéria desde que levou o tiro.

Stewart foi operado horas depois do acidente, em Londres, e hoje está com os pais em Toronto, Canadá. O repórter perdeu os movimentos do braço esquerdo e teve a perna esquerda prejudicada, o que o impede de andar além de alguns metros. Na matéria que escreveu para Associated Press sobre o acidente, publicada por Yahoo!News em 29/11/99, Stewart afirma que continuará a trabalhar como jornalista, e provavelmente como correspondente internacional. Se ele arriscaria sua vida novamente por uma história? "Nem se o mundo se importasse dessa vez."