Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > CBS & LAS VEGAS

Esporte e jogos de azar

Por lgarcia em 31/01/2001 na edição 106

QUALIDADE NA TV

CBS & LAS VEGAS

Americanos apostam cerca de 80 bilhões de dólares por ano – legal ou ilegalmente – em eventos esportivos, de acordo com um estudo do governo. Dois dos maiores atrativos de apostas, o Super Bowl e o torneio masculino de basquete da National Collegiate Athletic Association (NCAA), acontecem com intervalo de algumas semanas.

Ambos reconhecem a associação dos respectivos esportes com apostas e pedem à mídia que evitem ligar fazer a ligação. No passado, tiveram sucesso ao pressionar para que a TV e seus parceiros não veiculassem anúncios relacionados a apostas.

No entanto, a CBS, emissora que detém exclusividade na transmissão do Super Bowl e do torneio da NCAA deste ano, é dona de parte de uma importante instituição de apostas esportivas de Las Vegas. De acordo com Stephen Totilo [Brill’s Content, 22/1/01], a CBS possui 19,8% da SportsLine.com, o segundo sítio mais popular em notícias esportivas na internet.

Em abril último, em transação que não foi reportada pela imprensa e praticamente inexistiu para as ligas esportivas, a Vegas Insider, subsidiária da SportsLine, adquiriu uma companhia chamada Las Vegas Sports Consultants (LSVC) por cerca de 7 milhões de dólares.

A LVSC estabelece as probabilidades e pontuações em apostas esportivas para três quartos dos cassinos de Las Vegas. A aquisição não foi anunciada nem pela CBS nem pela SportsLine.

A SportsLine e a CBS têm bons motivos para manter silêncio a respeito de sua nova conexão: ambas têm uma história controversa com apostas esportivas. Em 1999, a ESPN revelou que a SportsLine estava alugando um endereço de internet para um sítio de apostas chamado Sportsbook.com. A NCAA reclamou, e a SportsLine cancelou o acordo. Envergonhada, a CBS, que tem um contrato de 6,2 bilhões de dólares para televisionar os jogos da NCAA, redigiu uma declaração que o âncora Greg Gumbel leu em rede nacional durante o torneio de basquete: "A CBS não sabia da conexão da SportsLine com a Sportsbook, e a emissora ficou muito preocupada, tomando medidas imediatas".

Ao comprar a LVSC, a SportsLine e a CBS estão nova e inevitavelmente ligadas a apostas esportivas.

Volta ao índice

Qualidade na TV – próximo texto

Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem