Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Ex-colegas cara-a-cara

FRAUDE NO NY TIMES

A vida às vezes é irônica. A fotografia de Jayson Blair que ilustra a capa da Newsweek da semana passada foi tirada por um ex-fotógrafo do New York Times, que também deixou o jornalão por questões éticas. Mas Edward Keating, ex-colega de Blair que já dividiu alguns cigarros com o repórter, disse a Lloyd Grove [The Washington Post, 21/5] que as semelhanças se encerram aí.

Keating, um veterano do Times de 47 anos, descrito pelos colegas como um fotógrafo talentoso que às vezes se comportava como vendedor de cachorro-quente, ajudou o jornal a ganhar um Prêmio Pulitzer no ano passado, com foto do Ground Zero no 11 de setembro.

Cinco meses depois, enquanto Blair cometia suas felonias jornalísticas, Keating saiu do Times. O fotógrafo fora suspenso duas vezes por infrações, sem relação com as fotos. Desta vez, Raines o suspenderia indefinidamente, sem remuneração, devido à imagem controvertida de um garoto empunhando arma de brinquedo em Lackawanna, Nova York, onde cinco descendentes de iemenitas foram presos por suposta conexão com a al-Qaida.

Keating afirmou que foi "acusado falsamente de ter armado a fotografia". Segundo a política do Times, é proibido usar fotos com pessoas posando para ilustrar reportagens noticiosas.