Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Faltam asiáticos

TELETIPO

As americanas de descendência asiática superam em número os colegas homens nos telejornais, numa proporção de cinco para um, revelou estudo lançado na convenção anual da Asian American Journalists Association. Conduzido pela Annenberg School of Communications, a pesquisa descobriu que nos 25 principais mercados televisivos há 85 mulheres asiáticas no ar e apenas 19 homens. Nas escolas de jornalismo, embora os asiáticos representem uma pequena porcentagem, elas também saem à frente, numa proporção de quatro para um. Informações da AP [12/8/02].

Pela primeira vez, um ateísta foi convidado a fazer o Thought for the Day (Pensamento do Dia), breve segmento do programa Today (rádio BBC 4), que transmite mensagens religiosas. Em resposta à carta enviada aos executivos da rede, acusando-os de discriminar pensadores seculares e ateístas, o professor da Universidade de Oxford Richard Dawkins teve a oportunidade de argumentar durante dois minutos e meio que a ciência pode oferecer uma explicação melhor para os mistérios da vida do que a religião. Mas a produtora da série, Christine Morgan (que faz parte do departamento de ética e religião da BBC), insiste que isto não significa uma abertura para vozes não-religiosas, alegando que isto tiraria a característica que distingue a série. Informações de Julia Day [Guardian, 14/8/02].

O Conselho Audiovisual da Romênia baixou a proibição: bruxas, feiticeiras, ciganas que lêem a sorte e praticantes de artes ocultas não podem mais aparecer na TV, seja em comerciais vendendo serviços ou em programas. Uma tradição da TV romena, as bruxas chegaram a apresentar talk shows e a prestar consultoria política. Conta Media Life [13/8/02] que a mais famosa delas, Mãe Vermin, foi conselheira do antigo ditador Nicolae Ceausescu. Sua filha, Rodica, agora pede ao governo que suspenda a proibição.

Steve Bennett, dono da Innovation Records, resolveu promover o primeiro álbum e a principal estrela da gravadora ? sua namorada ? com uma estratégia diferente: comprou um canal a cabo dedicado inteiramente a ela. No ar há três meses, a Vibe-TV tem programação de seis horas por dia e lembra um reality-show, com câmeras seguindo todos os passos de Angelle, 22 anos, enquanto grava o disco e produz o videoclipe. Conta Heidi Dawley [Media Life, 13/8/02] que a tática parece estar funcionando: seu primeiro single, lançado no último dia 5 e disponível em apenas 20% das lojas de disco da Inglaterra, já atingiu a posição de número 43 na parada de música pop.