Domingo, 24 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

PRIMEIRAS EDIçõES > TELETIPO

Fatwa revogado na Nigéria

Por lgarcia em 04/12/2002 na edição 201

TELETIPO

Isioma Daniel, repórter de moda do jornal nigeriano This Day, causou furor ao comentar que o concurso de Miss Mundo realizado no país não ofenderia o profeta Maomé, pois se este estivesse vivo provavelmente escolheria uma das participantes para esposa. A comparação foi considerada uma blasfêmia, e os protestos resultaram em conflitos entre cristãos e muçulmanos. Mais de 200 pessoas morreram e o estado muçulmano de Zamfara emitiu um fatwa (decreto religioso) condenando Isioma à morte. Embora o presidente Olusegun Obasanjo tenha culpado o "jornalismo irresponsável" pelo derramamento de sangue, o fatwa foi depois revogado pelo Conselho Islâmico Supremo. Informações da AP [26 e 29/11/02], Reuters [26/11] e The Guardian [25/11].

A BBC aceitou indenizar a companhia mineradora que acusou falsamente de estar ligada a Osama bin Laden. Fora do tribunal, a Oryx Natural Resources e a emissora britânica entraram em acordo sobre a reportagem exibida em outubro de 2001. A BBC reconheceu que cometeu "um sério erro editorial" ao confundir um dos condenados pelos bombardeios de 1998 às embaixadas americanas na África com um acionista homônimo da Oryx, e deve pagar US$ 1.180 mil à empresa. Informações da Associated Press [24/11/02].

Dois participantes no conselho da emissora estatal RAI entregaram o cargo após meses de brigas internas com os aliados do premiê Silvio Berlusconi. Carmine Donzelli e Luigi Zanda, dos partidos de oposição, foram nomeados pelo Parlamento em fevereiro, que deu à situação os outros três cargos. Massimiliano Di Giorgio [Reuters, 20/11/02] conta que o vice-primeiro-ministro Gianfranco Fini pediu aos dois para reconsiderar a decisão, mas eles alegaram que a única solução é a substituição dos outros três conselheiros por administradores imparciais.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem