Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > CUBA

Fidel aparece como Hitler em foto do Granma

Por lgarcia em 06/01/2004 na edição 258

Edição: Leticia Nunes

CUBA

A edição de 4 de dezembro do jornal comunista cubano Granma não chegou a ser vista por todos os seus leitores habituais. Não que a tiragem tenha sido menor, mas porque a grande maioria de seus exemplares foi recolhida ? e escondida ? por integrantes do partido comunista.

A razão de tanto trabalho foi a publicação de uma foto, na primeira página do jornal, de Fidel Castro. Até aí, nada de diferente. O problema é que a foto foi sutilmente modificada para que o presidente cubano ficasse parecido com ninguém menos do que Adolf Hitler. A foto foi colocada acima de uma reportagem sobre encontro de Fidel com estudantes americanos.

Posicionado abaixo de faixas e cartazes com inscrições contrárias à guerra e ao terrorismo, Fidel, em seu uniforme militar, teve a famosa barba substituída pelo bigode de Hitler. A partir daí começam as especulações. Alguns afirmam que as pessoas que aparecem sentadas atrás do presidente tiveram as lentes de seus óculos escurecidas, para que parecessem mafiosos; e que linhas brancas foram superpostas em seus lábios, numa sugestão de que não ousariam dar opiniões contrárias a Fidel.

Não se sabe quem fez as modificações na foto ou como ela foi publicada na primeira página do jornal. As autoridades cubanas abriram inquérito para descobrir os culpados da gracinha, mas, até agora, não há declaração oficial sobre o assunto. Em 29 de dezembro, um porta-voz do Granma confirmou que a investigação está sendo feita. [The Guardian, 30/12/03]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem