Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > CASO DAVID KELLY

Filme da BBC responsabiliza a BBC

Por lgarcia em 27/01/2004 na edição 261

CASO DAVID KELLY

Uma semana antes de o juiz Hutton apresentar seu relatório sobre o caso do cientista David Kelly (dia 28/1), o canal BBC 1 exibiu documentário que acusa o diretor-geral da emissora, Greg Dyke, de "apostar todas as fichas" na reportagem em que Andrew Gilligan sugeriu que o governo britânico teria exagerado informações sobre as armas de destruição em massa de que Saddam Hussein disporia, sem checar a veracidade dessa informação. Kelly teria se suicidado por causa da pressão que sofria porque teria denunciado à BBC a suposta farsa das autoridades.

O programa mostrou ainda que Dyke pensou em fazer uma retratação caso averiguasse que Gilligan havia reportado a fraude sem apurar direito. Mas seu esforço em descobrir a verdade foi tardio, pois vazou um e-mail do editor do programa de rádio Today, Kevin Marsh, em que dizia ter constatado que o repórter errara. No documentário, o correspondente da BBC Nick Witchell disse que o juiz Hutton, quando o diretor-geral se apresentou para depor, demonstrou não acreditar muito em que ele fez o possível para descobrir se Gilligan agira com correção. Segundo o apresentador do programa Panorama, John Ware, Dyke deixou o problema na mão de subordinados até que o diretor de comunicações do governo, Alastair Campbell, exigisse furiosamente uma retratação da BBC. O diretor de jornalismo da rede, Richard Sambrook, também foi citado no programa. Mesmo depois de ver que a apuração do repórter estava incompleta, ele continuou acreditando na palavra do funcionário, que dizia que estava tudo certo.

O desentendimento entre o governo e a emissora pública estremeceu, como nunca antes, sua relação. Além disso, gerou, na opinião pública, dúvidas sobre a credibilidade de ambas as instituições. O Reino Unido espera agora ansiosamente a publicação do relatório Hutton, que, segundo o que se comenta, deve criticar duramente a BBC e as autoridades envolvidas.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem