Terça-feira, 26 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº959

PRIMEIRAS EDIçõES > RACISMO

Folha de S. Paulo

Por lgarcia em 22/08/2001 na edição 135

RACISMO

"Tese usa jornais para comparar discriminação nos EUA e no Brasil", copyright Folha de S.Paulo, 16/8/01

"Enquanto a discriminação racial nos EUA divide culturas, mercados, interesses e territórios -muitas vezes de forma radical e violenta-, o racismo no Brasil ?se reveste de uma cordialidade?.

Para demonstrar tal diferença, o jornalista e professor Fernando Conceição, 42, escolheu o noticiário de jornal: comparou as reportagens publicadas pela Folha, em 1995, quando se comemorava os 300 anos da morte de Zumbi, com os textos sobre direitos civis publicados pelo ?New York Times? entre 1954 e 1995.

O trabalho, apresentado anteontem como tese de doutorado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, foi ?aprovado com distinção?. A tese foi orientada pela professora Solange Martins Couceiro de Lima. E a banca foi composta pelos professores antropólogos João Baptista Borges Pereira e Kabengele Munanga; e Maria Lourdes Motter e Marco Antonio Guerra, professores da ECA.

O termo ?racismo cordial? empregado por Conceição foi extraído do título dado pela Folha ao caderno onde apresentou extensa pesquisa sobre racismo no Brasil em 1995. Sobre o projeto Zumbi, a série de reportagens sobre racismo publicada naquele ano, Conceição classificou de ?cobertura que valoriza a diversidade sociocultural brasileira, sem, entretanto, deixar-se contaminar pelo panfletarismo?.

?Ficou comprovado que a Folha, com seu projeto, credenciou-se como o veículo mais sensível ao debate sobre as relações étnico-raciais num país onde, dez anos antes, o racismo ainda era visto como tema a ser evitado.?"

    
    
              

Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem