Sábado, 25 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > IRÃ

Folha de S. Paulo

Por lgarcia em 07/02/2001 na edição 107

MONITOR DA IMPRENSA

IRÃ

"Irã proíbe retorno de jornalista da ‘Reuters’", copyright Folha de S. Paulo, 5/02/01

"O jornalista Jonathan Lyons, chefe da sucursal da agência de notícias ‘Reuters’ em Teerã, que deixou o país na madrugada de anteontem, ‘está proibido de voltar ao Irã’, anunciou ontem o Ministério da Cultura do país, segundo a agência oficial ‘Irna’.

‘Tendo em conta as faltas cometidas, o Irã rechaça qualquer pedido de retorno que lhe diga respeito’, disse o diretor do departamento de imprensa estrangeira do ministério, Mohammad-Reza Khochvaght.

A agência de notícias declarou que decidiu retirar Lyons do Irã depois de receber uma carta das autoridades iranianas com acusações contra o jornalista e ameaças contra a ‘Reuters’.

O editor-chefe da ‘Reuters’, Geert Linnebank, disse que a organização rejeitava ‘as alegações contra a ‘Reuters’ e contra Jonathan’.

A carta foi enviada após a publicação, em 22 de janeiro, de uma entrevista feita por Lyons com um dissidente preso, Akbar Ganji, sob o título ‘Reformista iraniano adverte sobre explosão política’.

‘A ‘Reuters’ defende a matéria como uma representação justa das observações de Ganji’, disse Linnenbank. ‘Lamentamos a atitude das autoridades iranianas, mas a segurança de nossos correspondentes é uma preocupação prioritária e não sentimos que podíamos garantir o bem-estar de Lyons em Teerã’.

A mulher de Lyons, Genevieve Abo, correspondente no Irã dos jornais ‘The Guardian’, inglês, e ‘International Herald Tribune’, norte-americano, também deixou o país no sábado.

‘Não fomos expulsos’, disse Abo. ‘Saímos do Irã porque nos ameaçaram verbalmente e por escrito de processos por parte das autoridades por haver violado uma lei que, pelo que sabemos, não existe, e segundo a qual é crime entrevistar um prisioneiro político. Fomos embora porque nos ameaçaram com a prisão.’"

Volta ao índice

Monitor da Imprensa – texto anterior

Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem