Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1016
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

Folha Online

Por lgarcia em 03/10/2001 na edição 141

FSP & OESP, JUNTOS

"Folha e Estado anunciam criação de empresa para distribuir jornais", copyright Folha Online, 27/09/01

"A Folha de S.Paulo e ?O Estado de S.Paulo?, os dois maiores e mais influentes jornais do país, anunciaram hoje a criação de uma empresa de distribuição de jornais, a S.Paulo Distribuição e Logística Ltda., capaz de distribuir mais de 1 milhão de exemplares por dia. Cada um dos grupos terá 50% de participação na empresa, que será a maior da América Latina. Os dois jornais mantêm seus projetos editoriais independentes.

Além da Folha e de ?O Estado?, a S.Paulo Distribuição e Logística vai entregar o ?Agora SP?, jornal publicado pelo Grupo Folha, e o ?Jornal da Tarde?, do Grupo Estado. A nova empresa terá capacidade de distribuir produtos para mais de 700 mil domicílios em todo o país, diariamente.

Segundo Luís Frias, presidente do Grupo Folha, a revolução digital fez com que a competição se concentrasse na qualidade editorial de cada produto e não mais na distribuição. ?Nada mais lógico que aumentar a eficiência para os assinantes e leitores dos dois lados via aumento de escala?, afirmou.

Para o superintendente do Grupo Estado, Francisco Mesquita Neto, a parceria entre os dois grupos segue uma tendência mundial. ?É uma forma de atender, com uma logística sofisticada, a demanda crescente e variada de seus clientes quanto a horários de entrega, serviços e qualidade.?

A empresa deve atingir sua capacidade máxima em agosto de 2002, quando prevê assumir a distribuição completa de todos os produtos do Grupo Folha e do Grupo Estado. A operação deve gerar redução de custos de 20% para cada um de seus controladores, além de aumentar a eficiência e a qualidade do processo.

Ainda não foi divulgado o nome do principal executivo da companhia."

***

"Folha e Estado: Projetos editoriais continuam independentes", copyright Folha Online, 27/09/01

"A criação da S.Paulo Distribuição e Logística, empresa controlada pelo Grupo Folha e pelo Grupo Estado, não vai interferir nos projetos editoriais dos jornais publicados em cada uma das companhias. Folha de S.Paulo e ?O Estado de S.Paulo? continuam independentes em suas linhas editoriais e mantêm operações comerciais distintas.

O Grupo Folha é um conglomerado de mídia com atuação em vários segmentos, com destaque para jornais impressos (Folha de S.Paulo, ?Agora São Paulo?, ?Valor Econômico? e ?Alô Negócios?), internet (UOL, BOL, Zip.net e Folha Online), operações gráficas (Plural Editora e Gráfica e Centro Tecnológico e Gráfico da Folha), pesquisas de opinião (Datafolha) e produtos editoriais (Publifolha).

O Grupo Estado atua em diversos setores do mercado de mídia no Brasil, com destaque para jornais impressos (O ?Estado de S.Paulo? e ?Jornal da Tarde?), internet (Estadão.com e PlanetaImóvel), agências de notícias e informações eletrônicas em tempo real (com seus produtos, Broadcast, Agrocast e Infocast _Agência Estado), gráfica (OESP Gráfica), listas telefônicas (OESP Mídia Ltda.) e radiodifusão (Eldorado AM e FM). Tem ainda investimentos no setor de telefonia celular (BCP e BSE)."

***

"Folha e Estado: Operação reduz custos e aumenta eficiência", copyright Folha Online, 27/09/01

"A criação da S.Paulo Distribuição e Logística, empresa controlada pelo Grupo Folha e pelo Grupo Estado, deve promover uma redução de custos de cerca de 20% do exemplar entregue, devendo atingir o patamar de 25% de redução em dois anos.

A associação aumenta a capacidade competitiva dos dois grupos, em um momento de retração do mercado publicitário e de aumento do papel imprensa.

As empresas controladoras também esperam melhorar seus índices de eficiência e de qualidade de distribuição em 30%, como resultado do aumento de escala da operação."

"Estado e Folha criam a maior empresa de distribuição da AL", copyright Agência Estado, 27/09/01

"Dois dos maires grupos de comunicação do País, Estado e Folha, anunciaram a criação da maior empresa de distribuição da área editorial na América Latina. Sob o nome S. Paulo Distribuição e Logística Ltda., o empreendimento conjunto vai unificar a distribuição dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo e de todos os produtos ligados aos dois grupos.

O resultado será uma redução de 20% nos custos de cada exemplar entregue, além de uma melhora estimada de 30% nos índices de eficiência e qualidade da distribuição.

A nova empresa, que contará com igual participação dos dois sócios, será responsável pela entrega de mais de um milhão de exemplares de jornais por dia, consideradas também as publicações Jornal da Tarde e Agora.

De acordo com dados de julho do Instituto de Verificação de Circulação (IVC), o Estado tem circulação diária média de 337.182 mil exemplares e a Folha entrega 395.975 mil exemplares por dia.

Os conteúdos editoriais, bem como as estratégias de circulação, permanecem independentes, conforme esclarecem os dirigentes de ambos os grupos. ?Há muito tempo o horário de entrega dos jornais não é considerado um diferencial entre os jornais, já que são praticamente idênticos?, afirma o diretor-superintendente do Grupo Estado, Francisco Mesquita Neto.

Para o presidente do Grupo Folha, Luís Frias, a iniciativa será responsável pelo aumento da competitividade dos principais jornais paulistas. ?É do nosso interesse preservar a pluralidade de vozes da mídia brasileira?, diz."

    
    
                     
Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem