Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Fontes preservadas

MONITOR DA IMPRENSA

ÉTICA

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, num caso de difamação em favor de uma médica, depois de o jornal The Boston Globe se recusou a revelar as fontes de uma matéria que teria incriminado a doutora pela morte de uma paciente. Segundo a Associated Press (6/4/01), o juiz marcará novas audiências para determinar o valor da indenização.

A reportagem falava sobre a morte de sua colunista Betsy A. Lehman, durante tratamento de quimioterapia no Instituto Dana-Farber Cancer, em 1994. A médica Lois Ayash processou o jornal, o hospital e outro médico, em 1996, por ter sido responsabilizada pelo caso. O juiz determinou a indenização baseado na recusa do jornal, que recorrerá da decisão, e de seu repórter, Richard Knox, em revelar as fontes da matéria.

Ayash alega que foi difamada pela reportagem de Knox, publicada m 1995, que a acusava de ter assinado uma prescrição médica errada, causando a morte de Lehman. O Globe publicou depois uma correção dizendo que a médica não teria dado a ordem, mas manteve a posição de que ela era a chefe da equipe que estava usando um tratamento experimental de quimioterapia na paciente.

FOX & REALITY SHOWS

Depois do sucesso ? e da polêmica ? do reality show americano Temptation Island, os ingleses decidiram apostar na fórmula para ganhar audiência. Segundo a agência Reuters (6/4/01), as emissoras Sky One e Channel 4 anunciaram estar preparando uma versão britânica do programa americano que levou quatro casais para uma ilha do Caribe e deixou solteiros tentadores testando a fidelidade de cada um.

Para acalmar as lideranças moralistas, a ITV lançará Alpha, um programa em que pessoas com diferentes posições sobre o Cristianismo embarcam num curso de 10 semanas sobre religião, na igreja central de Londres. Segundo um porta-voz da emissora, o show acompanhará a reação dos participantes às questões apresentadas.

Na segunda-feira, 9 de abril, a rede americana CBS entrou com processo contra a Fox, acusando a emissora de plagiar seu programa Survivor ? o mesmo que inspirou No limite, da Rede Globo ? no reality show que acaba de lançar, Boot Camp, informou a Reuters (10/4/01). Na acusação estão expostos diversos elementos comuns entre Survivor e o Boot Camp, em que pessoas comuns têm de passar por treinamento da Marinha para vencer o prêmio de US$ 500 mil. No programa pioneiro, um grupo é levado a lugar distante. E o vencedor de todas as provas do jogo leva US$ 1 milhão.

Além das similaridades evidentes, os promotores afirmam que uma produtora levara um projeto muito parecido ao de Boot Camp a executivos da CBS, que rejeitaram a proposta. Depois disso, o programa foi vendido à Fox. Um diretor e produtor que trabalhou em Survivor foi contratado e modificações foram feitas para que o novo show lembrasse ainda mais o sucesso da CBS.

Há cinco meses a Fox entrou com processo similar na Justiça contra a CBS, acusando a emissora de ter copiado sua série Race around the world.

Volta ao índice

Monitor da Imprensa ? próximo texto

Monitor da Imprensa ? texto anterior

Mande-nos seu comentário