Sábado, 25 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > TELETIPO

Foto encenada

Por lgarcia em 05/02/2003 na edição 210

TELETIPO

Forçado a se demitir do New York Times por ter encenado uma foto, o fotógrafo Ed Keating admitiu que pode ter orientado o retratado a posar. Em 20/9, o jornal publicou a imagem de um garoto de 6 anos apontando uma pistola na frente de uma placa de comida árabe. Outros fotógrafos viram Keating levando o menino para a frente do mercado e orientando-o a apontar a arma. Conta Jay DeFoore [Photo District News, 24/1/03] que, após negar as acusações, Keating admitiu somente que pediu para que olhasse para a câmera. "Estimulo as pessoas plantando uma semente, do contrário estou sujeito ao que fazem ao acaso", justificou.

Sindicato que representa 1.700 funcionários da Associated Press nos Estados Unidos organizou, pela segunda vez em janeiro, protesto pelo qual as matérias produzidas pela agência saíram sem assinatura dos autores. Os trabalhadores estão sem contrato pelo desentendimento com relação ao plano de saúde, que ficou mais caro. Contudo, um acordo pode estar próximo, pois a chefia da AP propôs aumentos salariais de 2,7% neste ano e 3% em 2004. O sindicato quer 5% nos dois anos, mas já desistiu de pedir os dois aumentos de 8% pretendidos inicialmente. Editor & Publisher [22/1/03] informa que a proposta original da direção era de 1,9% em cada ano.

A Federação Internacional de Jornalistas (IFJ) apelou às autoridades do Catar para que revoguem a sentença de morte dada a Firas Nassuh Salim Al-Majali, jornalista da al-Jazira. Al-Majali foi acusado de usar sua posição para espionar para a Jordânia. Segundo a IFJ [23/1/03], há sinais de que diferenças políticas entre a Jordânia e o Catar sobre o futuro da al-Jazira podem estar ligadas à condenação, e é preciso considerar os relatos de que não houve um julgamento justo.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem