Sábado, 26 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES > ASSOCIATED PRESS

Furo expropriado

Por lgarcia em 09/10/2002 na edição 193

ASSOCIATED PRESS

Em texto de 25/9/02, o sítio americano WorldNetDaily (WND) acusa a agência AP de usar material por ele publicado sem citar fonte. Suzanne Gamboa, que cobre o Serviço de Imigração e Naturalização em Washington, escreveu a matéria "Departamento de Justiça ordena registro de digitais de visitantes masculinos da Arábia Saudita" no dia 1?/10 informando que "memorando obtido pela AP instrui inspetores de imigração que registram estrangeiros a incluírem homens de 16 a 45 anos da Arábia Saudita, do Paquistão e do Iêmen". No entanto, cinco dias antes, a jornalista teria recebido texto exclusivo do WND, que foi quem descobriu o assunto, com cópia desse documento. Uma vez publicada pela agência, muitos jornais dos EUA, entre eles New York Times, Los Angeles Times, Washington Post e Miami Herald, atribuíram o furo à AP.

"Isto é muito interessante. Vou averiguar", prometeu o chefe-assistente do escritório de Washington da AP, Terry Hunt, quando o editor do WND, Joseph Farah, lhe pediu que investigasse o que teria acontecido. Como não teve resposta, Farah entrou em contato com a chefe Sandy Johnson. "Você falou com Hunt sobre esse assunto. Não quero discutir mais isso", respondeu.

O WND afirma que não é a primeira vez que a "velha imprensa" se apropria de notícias averiguadas por sua equipe. No entanto, enfatiza que, pelo menos nos dois casos mais recentes, as publicações que não citaram a fonte ? New Republic e Washington Post ? se desculparam posteriormente. A France Presse abordou o mesmo tema da imigração em 24/9, mas creditou o sítio adequadamente. O caso foi o segundo problema ético que a equipe de Washington da AP protagonizou em setembro. Pouco antes, a agência teve de demitir um repórter que citava entrevistados fictícios.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem