Fusão rejeitada | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES > ECHOSTAR & HUGHES

Fusão rejeitada

Por lgarcia em 23/10/2002 na edição 195

ECHOSTAR & HUGHES

A Comissão Federal de Comunicações (FCC, sigla em inglês) proibiu a fusão da EchoStar Communications Corporation com a Hughes Electronics Corporation, negócio de US$ 18,5 bilhões que criaria a maior companhia de TV paga dos Estados Unidos. É o primeiro caso desde os anos 1970 em que um negócio grande é impedido pela FCC.

A EchoStar é dona da Dish Network e a Hughes opera a DirecTV. David Ho [AP, 10/10/02] reporta que, juntas, têm 18 milhões assinantes. As companhias argumentam que a união permitiria melhor concorrência de seu sistema por satélite com as operadoras de TV a cabo. Além disso, tornaria viável que a internet de alta velocidade chegasse a lugares onde não há cabo. Elas também se comprometeram a transmitir canais locais em locais onde isso ainda não ocorre.

Opositores ao negócio, contudo, alegam que ele criaria monopólio em várias regiões, principalmente no campo, onde o satélite é a única opção. "Esses americanos seriam deixados com apenas uma opção de serviço de vídeo por assinatura, agora e no futuro próximo", explicou o presidente da FCC Michael Powell que concluiu: "Com base em relatórios, a Comissão não pode considerar que a fusão seja de interesse público".

As duas empresas, a partir da negativa do governo, têm um mês para encaminhar novo pedido com os problemas apontados resolvidos. É provável que Echostar e Hughes se proponham a vender fatia de seus negócios suficiente para que seja criada nova operadora que concorra com elas no mercado, atendendo a exigências do Departamento de Justiça, que também precisa aprovar a fusão.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem