Sábado, 21 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

PRIMEIRAS EDIçõES > BBC

Gigante britânica será avaliada pelo povo

Por lgarcia em 16/12/2003 na edição 255

BBC

Em processo inédito, a emissora pública britânica BBC será avaliada pelos milhões de telespectadores que pagam a taxa de licença que a sustenta. A secretária de Cultura Tessa Jowell lançou um formulário, que pode ser preenchido até março de 2004 pela internet ou em bibliotecas públicas, com oito perguntas sobre o que as pessoas acham da companhia.

A mais polêmica delas, segundo Jason Deans, do Guardian [11/12/03], é sobre qual seria a melhor forma de financiamento de rede, cuja licença de funcionamento expira em 2006. "O único resultado certo da avaliação é que teremos uma BBC mais forte, com coragem para ser editorialmente autônoma e independente do governo", disse Tessa. "Mas agora a análise será diferente. Pela primeira vez, a força-motriz será o povo britânico". Ela acrescentou que, por pagar a licença, a população é a verdadeira dona da emissora.

Seus concorrentes comerciais devem aproveitar a ocasião para também se fazerem ouvir, pois têm interesse em que tenha atuação comercial restrita.

Após o incidente que envolveu a morte do cientista David Kelly ? cujos eventos estão sendo julgados em um inquérito liderado pelo lorde Hutton ? e gerou atritos sem precedentes entre o governo e a rede pública, serão implantadas mudanças no sistema de reclamações da BBC. O chefe do serviço internacional, Mark Byford, foi promovido a vice-diretor geral para cuidar dessa espécie de ouvidoria, informa The Guardian [10 /12/03]. O conselho que dirige a BBC se reuniu e decidiu aumentar a importância do sistema na hierarquia da empresa. Um novo departamento de reclamações, que responde diretamente a Byford está sendo criado e um controlador de reclamações vai apressar questões que estejam demorando demais para serem resolvidas.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem