Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

"Globo repreende emissora de ACM", copyright Jornal do Brasil, 12/05/01

ASPAS

CONFLITO NA BAHIA

"Acusada de não seguir os ?preceitos editorais? que devem ser cumpridos pelas afiliadas da Rede Globo de Televisão, a TV Bahia receberá uma advertência formal da emissora carioca. O motivo da repreensão se deve ao fato de a TV baiana não ter feito a cobertura jornalística da manifestação realizada por estudantes, anteontem, em Salvador, pedindo a cassação do mandato do senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA). Uma das muitas empresas da família de ACM, a TV Bahia faz parte da Rede Bahia – que também atua nas áreas de mídia impressa, rádio, internet e construção civil, entre outras.

Segundo o diretor da Central Globo de Comunicação (CGCom), Luiz Erlanger, a coordenação de jornalismo da Rede, ao saber da manifestação, perguntou se a TV Bahia registraria o fato e foi informada de que o protesto não teria relevância que justificasse sua cobertura. Como a manifestação gerou um confronto entre os estudantes e a Polícia Militar, a TV Globo teve que veicular imagens feitas pelo Sindicato dos Bancários da Bahia. ?Apesar de não ter se recusado a fazer a cobertura, a TV Bahia não seguiu a linha editorial de imparcialidade da Rede Globo. Por isso, a Central Globo de Afiliadas irá adverti-la?, diz Erlanger.

Ainda de acordo com o diretor da CGCom, a TV Globo não tomará medidas drásticas. ?A TV Bahia não perderá a filiação, ela será advertida?, sustenta. Segundo a assessoria de comunicação da TV Bahia, o assunto ?é desconhecido?. ?A diretoria da TV Bahia informa que não tem comentários a fazer sobre o assunto, que é desconhecido pela empresa?, comunica a assessoria."

"A TV Globo acaba de fazer uma advertência a TV Bahia, de propriedade do senador Antônio Carlos Magalhães, por não cumprir o acordo de conduta editorial entre afiliadas. A emissora baiana não gerou imagens da polícia reprimindo com violência manifestação de estudantes e sindicalistas contra ACM. As imagens que foram ao ar ontem no Jornal Nacional foram feitas por um cinegrafista do Sindicato dos Bancários da Bahia, ligado à Cut."

"A TV Globo pediu explicações à afiliada TV Bahia, de propriedade de familiares do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), que não enviou, na quinta-feira, uma equipe para acompanhar a manifestação em que a polícia reprimiu com violência estudantes e sindicalistas que pediam a cassação de ACM, no centro de Salvador.

As imagens exibidas no mesmo dia no Jornal Nacional foram feitas por um cinegrafista amador do Sindicato dos Bancários da Bahia, ligado à CUT.

Segundo o diretor-geral da emissora, Luís Erlanger, a coordenação de jornalismo da TV Globo, no Rio de Janeiro, entrou em contato com a afiliada para saber por que a TV Bahia não enviou imagens do confronto entre policiais e manifestantes. ?A transmissora alegou que eles não foram cobrir o evento porque não imaginavam que o ato teria a dimensão que teve?, afirmou Erlanger, que explicou ainda que a TV Bahia não foi advertida pela falta.

Público – Para Erlanger, a TV Globo não privou o público da notícia já que utilizou as imagens do cinegrafista amador para exibição no Jornal Nacional. ?O importante para a Rede Globo é que o telespectador não ficou sem a informação relevante?, ressaltou.

Como a TV Bahia não cumpriu o acordo de conduta editorial entre afiliadas, a Central Globo de Afiliadas e Expansão deverá orientar a transmissora a fim de evitar que o problema se repita.

O diretor da Rede Bahia, Antonio Carlos Magalhães Júnior, foi procurado pelo Estado para falar sobre o assunto, mas não foi encontrado."

Volta ao índice

Imprensa em Questão ? próximo texto

Imprensa em Questão ? texto anterior

Mande-nos seu comentário