Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Gâmbia amordaçada

TELETIPO

O parlamento de Gâmbia discute a criação de nova lei de imprensa que, segundo jornalistas, restringiria a liberdade. A proposta prevê que uma comissão governamental, que teria status de suprema corte ? embora nenhum de seus participantes tenha credenciais para isso ?, julgaria reclamações contra a mídia e teria poder de fechar veículos e aplicar multas. Os jornais seriam obrigados a ter licença anual de funcionamento. A União da Imprensa da Gâmbia classifica a lei de "inconstitucional". O congresso do país ratificou em janeiro a permanência do presidente Yahya Jammeh no poder, em votação boicotada pela oposição. Jammeh é acusado de fraude na eleição de 2001, e já governou o país com golpe militar em 1994. Segundo a BBC [2/5/02], ele já deixou clara sua preferência por regime de partido único.

As 10 maiores operadoras de TV a cabo dos EUA anunciaram que, em 2003, oferecerão pacote de HDTV (televisão de alta definição digital) nas 100 maiores praças do país que tiverem cabeamento de alta capacidade e pelo menos 25 mil assinantes. Decodificadores específicos para este tipo de sinal já estão sendo encomendados. Segundo o USA Today [2/5/02], a notícia é um presente para o presidente da Comissão Federal de Comunicações, Michael Powell, que propôs em abril que as empresas tomem a iniciativa de implantar a TV digital. Ainda não se sabe qual será o preço da assinatura e do decodificador, nem quais serão os canais digitais distribuídos. HBO, Showtime e Discovery já trabalham com o formato.

Ozzy Osbourne está para receber o maior cachê da história dos enlatados da TV a cabo americana. Se tudo der certo, a MTV pagará US$ 20 milhões para o roqueiro e sua família fazerem a segunda temporada do reality show The Osbournes, campeão de audiência da emissora, que chegou a ter pico de 8 milhões de telespectadores. O sucesso é tão grande que Ozzy se transformou numa grande celebridade ? bem mais do que quando era somente músico. O contrato prevê que a MTV tem opção de fazer uma terceira temporada. Na primeira, o clã Osbourne embolsou somente US$ 200 mil, informa a Variety [3/5/02].