Sábado, 25 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > ALEMANHA

Hitler é vetado de pesquisa para ‘top 10’

Por lgarcia em 07/05/2003 na edição 223

ALEMANHA

A Alemanha está fazendo uma versão própria do programa Greatest Britons, da BBC, que elege as dez maiores personalidades da Grã Bretanha. No entanto, no dia 30/4 a ZDF, emissora pública alemã que comprou o formato original do programa da BBC, informou que o público alemão não poderá votar em Adolf Hitler.

No original britânico, os telespectadores são livres para escolher qualquer britânico; Winston Churchill foi o último vitorioso. Já na versão germânica, Hitler e outros nazistas não poderão concorrer. Um grupo de experts eleitos pela emissora deverá montar uma lista de 250 personalidades votáveis, além de 50 outras lançadas pelo público.

De acordo com Mark Oliver [The Guardian, 1/5/03], a ZDF negou que este seja um procedimento antidemocrático e afirmou ao Daily Telegraph que não aceitará nacional-socialistas. "Queremos pessoas importantes e significativas para a história ou a cultura da Alemanha, e não criminosos convictos ou pessoas que cometeram crimes contra a humanidade."

Goethe, que muitos afirmam ter sido o melhor escritor alemão de todos os tempos, saiu na frente na corrida. Otto von Bismarck, monólito político do século 19, também pode atingir grandes marcas, mas é uma figura controversa demais para vencer.

A ZDF disse que o essencial da personalidade alemã perderia em definição caso os austríacos não fossem considerados também, assim como grandes personalidades da história alemã que deixaram o país, como Karl Marx, Albert Einstein, Mozart, Beethoven, Mendelssohn e Wagner ? todos com boas chances de estar entre os "10 mais".

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem