Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > NOVA YORK

Imagens e textos

Por lgarcia em 07/02/2001 na edição 107

ARMAZÉM LITERÁRIO

Autores, idéias e tudo o que cabe num livro

CAIXOTINS

Elizabeth Bastos Duarte, doutora em Semiótica pela USP, é a autora de um livro chamado Fotos & Grafias, da Série Comunicação, da Editora Unisinos. Os vários ensaios que compõem o volume refletem sobre a construção dos sentidos do corpo, tendo como referência os anúncios convidando para relações interpessoais publicados em seções de classificados de jornais e revistas; e sobre o estatuto, característica e possibilidades de análise e interpretação dos textos fotográficos. (L.D.)

A Edusp e a Boitempo Editorial provocam uma discussão sobre o país com o lançamento de Brasil, país do passado?, organizado por Ligia Chiappini, Antonio Dimas e Berthold Zilly. O livro usa como ponto de partida o clássico Brasil, país do futuro, de Stefan Zweig, escrito em 1941, em seu exílio tropical de Petrópolis. Dividido em três partes – "Stefan Zweig e o Brasil como país do futuro", "Retratos do Brasil: Antonio Callado, João Antônio e Darcy Ribeiro" e "Propostas para o Brasil: Paulo Francis, Paulo Freire e Herbert de Souza" – o livro pretende contribuir para a discussão sobre os destinos do Brasil. Para isso, resolveu convidar escritores a fazerem o inventário das principais idéias desses importantes intelectuais brasileiros. (L.D.)

Em Lições da década de 1990, da Editora Fundação Perseu Abramo, o cientista político José Luis Fiori faz uma síntese das mudanças ocorridas na economia e na sociedade nos anos 90, em âmbito mundial, mostrando como as transformações que levaram à globalização e à supremacia do mercado foram sendo construídas para estabelecer uma nova forma de dominação – o Império Americano. (L.D.)

NOVA YORK

O prefeito de Nova York, Rudolph W. Giuliani, concordou em vender à Talk Miramax Books sua autobiografia e um guia sobre "liderança e administração", por cerca de 3 milhões de dólares. A autobiografia incluirá a vida pública do prefeito, assim como suas "relações pessoais" – referência à ex-mulher de Giuliani, Donna Hanover, e à nova companheira, Judith Nathan.

Diz Elisabeth Bumiller [The New York Times, 1/2/01] que o acordo foi consumado com dois ex-arquiinimigos: Tina Brown, diretora da Talk Media Inc., e Harvey Weinstein, co-diretor da Miramax Films. Tina Brown e Jonathan Burnham, presidente e editor-chefe da Talk Miramax Books, disseram que as memórias do prefeito devem ser publicadas, se tudo correr bem, no segundo semestre de 2002.

Volta ao índice

Armazém Literário – próximo texto

Armazém Literário – texto anterior

Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem