Sábado, 18 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

PRIMEIRAS EDIçõES > TELETIPO

Imprensa e eleição

Por lgarcia em 05/06/2002 na edição 175

TELETIPO

As redes de TV americanas festejam a possibilidade de, pela primeira vez, democratas e republicanos marcarem convenções nacionais na mesma semana de 2004. Pamela McClintock [Variety, 23/5/02] revela que, embora preocupadas com o custo adicional de enviar equipes para cobrir os eventos simultâneos, as divisões de notícias acham que a concorrência pode dar um toque dramático ao processo e atrair mais audiência. Enquanto isso, pesquisa feita do Committee for the Study of the American Electorate descobriu que muitos eleitores não puderam assistir a centenas de debates entre candidatos a governador e senador no ano de 2000 porque não foram televisionados. Segundo a AP (20/5/02), o estudo cobriu 10 estados e revelou que dois terços dos debates não foram gravados, e menos de um em cada cinco foram exibidos pelas afiliadas de TV.

Diversos programas americanos voltaram a oferecer merchandising, obscurecendo a separação entre área editorial e comercial. Os segmentos patrocinados aparecem em The Other Half (NBC), Survivor (CBS) e nos programas de Rosie O?Donnell e Jay Leno. Analisando The Other Half, Stuart Elliott [New York Times, 24/5/02] observa que, embora os vendedores da Clorox e da Hyundai sejam identificados como tal, o apresentador não esclarece que se trata de anúncio publicitário, e não um segmento do programa. O patrocínio só é revelado nos créditos finais, que passam rapidamente pela tela. Agências de publicidade e redes de TV argumentam que precisam de novos meios de anunciar, já que os consumidores evitam os intervalos comerciais com o controle remoto.

O Atlanta Journal-Constitution anunciou que a editora administrativa Julia Wallace será a nova editora do jornal a partir de 1? de julho. A jornalista de 45 anos substituirá Ron Martin, que vai fazer 65 anos em outubro. Segundo a Editor & Publisher [23/5/02], Julia, que trabalhou como estagiária no Atlanta Journal em 1977, passou pelo USA Today e pelo Arizona Republic e voltou ao AJC no ano passado, será a primeira mulher a editar o jornal.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem