Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

PRIMEIRAS EDIçõES > TELETIPO

Imprensa sob controle

Por lgarcia em 01/01/2003 na edição 205

TELETIPO

O grupo Repórteres sem Fronteiras, ao lado das organizações Inter-American Press Association, Fundación para la Libertad de Prensa, Proyecto Antonio Nariño e Instituto Prensa y Sociedad, lançou um relatório detalhando as ameaças, restrições e pressões sobre a imprensa da região colombiana de Arauca. As entidades estiveram no local no fim de novembro, após o assassinato do influente jornalista Efraín Varela, e constataram que a imprensa tem de suportar ataques de grupos armados e o controle editorial do Exército. Informações do RSF [20/12/02].

A jornalista presa por trabalhar como intérprete de dois repórteres do Channel 4 foi solta sob fiança pelo governo de Bangladesh. Priscila Raz, que acompanhava Zaiba Malik e Bruno Sorrentino enquanto estes produziam um documentário, foi acusada de traição por ajudar estrangeiros a “macular” a imagem do país. Malik e Sorrentino foram deportados pois teriam retratado Bangladesh como um porto de terroristas e espalhado propaganda contra o Estado. Julia Day [Guardian, 23/12/02] conta que o correspondente local dos Repórteres sem Fronteiras, Saleem Samad, permanece detido por ter ajudado os jornalistas.

Três integrantes do principal partido de oposição da Zâmbia foram formalmente acusados pela morte de um jornalista freelance. Tiens Kahenya, tesoureiro da UPND, Alec Tembo e Albert Chifita teriam lutado com Charles Lwiindi em 24 de janeiro tentando expulsá-lo de uma festa do partido. Lwiindi morreu três meses depois em decorrência dos ferimentos. Segundo Penny Dale [BBC News, 18/12/02], o advogado dos três admite a agressão, mas nega a versão da polícia, insistindo que a morte do jornalista não está relacionada à briga, já que ele teria sido internado uma semana antes com suspeita de malária.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem