Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > INTERNATIONAL HERALD TRIBUNE

Independência questionada

Por lgarcia em 05/02/2003 na edição 210

INTERNATIONAL HERALD TRIBUNE

A New York Times Co. anunciou que Richard Wooldridge, presidente do International Herald Tribune, foi nomeado o principal executivo do jornal, tomando o lugar de Peter Goldmark, chairman e CEO há cinco anos. Ao deixar o diário, relata Felicity Barringer [New York Times, 21/1/03], Goldmark enviou um e-mail revoltado à redação de Paris:

"Existe um código no mundo corporativo", sob o qual "se espera que você não deixe claro se está se demitindo ou sendo despedido; espera-se que você saia calado, que diga que está tudo bem e freqüentemente pegue um cheque polpudo na porta de saída. Mas, como o New York Times e eu não concordamos em assuntos importantes para mim, estou quebrando este código hoje. Acreditem, vou pagar caro por isso, financeiramente e em outra moeda".

Goldmark afirma que sua saída é o fim do IHT como um jornal independente, de voz e perfil próprios, já que a redação vai passar a responder ao editor-executivo Howell Raines, e a equipe da página editorial, à editora Gail Collins, ambos do Times. Embora não tenha feito objeção ao fato do Times ter rompido a parceria de 35 anos com o Washington Post ? "não havia futuro econômico a longo prazo para o IHT na velha estrutura" ? o executivo critica a decisão de responder à direção em Nova York, que pode transformar o diário numa edição internacional do NYT.

James Doran [The Times, 24/1] conta que alguns funcionários do NYT estão realmente preocupados com essa possibilidade, que pode dobrar a carga de trabalho e diluir a qualidade do conteúdo. Doran entrevistou repórteres que afirmam terem que apressar a conclusão de algumas matérias para respeitar o deadline de Paris.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem