Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº975

PRIMEIRAS EDIçõES > TELEJORNALISMO & INTERNET

Informações sobre a Era da Informação

Por lgarcia em 02/10/2002 na edição 192

TELEJORNALISMO & INTERNET

Alberto Dines

Prefácio de Telejornalismo, internet e guerrilha tecnológica, de Antônio Cláudio Brasil, 375 pp., Editora Ciência Moderna, Rio de Janeiro, 2002.

Talvez tenha começado no Iluminismo (final do século 18) a discussão sobre o próprio Iluminismo. Mesmo assim o movimento não foi linear e seus contemporâneos não estavam certos do que significava e o que pretendia. Já o agito dos Anos Elétricos é concreto, tem a ver com a Exposição Mundial de Paris em 1900 quando a eletricidade foi usada pela primeira vez em larga escala para iluminar a Torre Eiffel.

Obscuro é o marco e razões que classificam os dias de hoje como Era da Informação. O desenvolvimento da informática, evidentemente, tem muito a ver com este novo apodo de viés tecnológico embora seja impossível prever se será consagrado pela posteridade diante da velocidade e volatilidade da ciência e do progresso.

Nem bem começou e a Era da Informação já está sendo condenada e neutralizada como precursora da Era do Conhecimento. Nós, os informativos tal como alguns iluministas à época detestamos a classificação. Outros a aceitam plena ou resignadamente.

De qualquer forma, a ânsia de batizar parece ser uma de suas marcas. O saber, hoje, só existe devidamente formatado e etiquetado. A partir desta constatação e desta contestação conclui-se que Era na qual vivemos ficará caracterizada pelo intenso debate em torno de sua natureza, atributos e deficiências.

Este trabalho de Antônio Brasil contém um arsenal para alimentar a discussão. É o olho crítico a serviço da orientação. Diagnóstico sincronizado à sintomatologia. Nele o leitor encontrará valioso acervo de reflexões e vivências sobre o processo no qual todos estamos inseridos como agentes e pacientes. Encontrará, sobretudo, matéria prima para articular questionamentos e proposições em torno de um tempo que algum Kant contemporâneo já deve ter batizado como a Era da Controvérsia.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem