Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

PRIMEIRAS EDIçõES > 5º CONGRESSO INTERNACIONAL DO JORNALISMO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Inscrições ainda abertas

Por lgarcia em 20/05/2000 na edição 90

Visite o site do 5º Congresso Internacional do Jornalismo de Língua Portuguesa

De 7 a 9 de junho de 2000, em Recife e Olinda, Pernambuco, Brasil.

Ainda há tempo para se inscrever no 5º Congresso Internacional do Jornalismo de Língua Portuguesa, que se realizará entre 7 e 9 de junho no Centro de Convenções de Pernambuco. A inscrição pode ser feita pelo site <www.cjlp.com.br>, com cartão de crédito Visa ou depósito bancário. Para garantir sua segurança, o procedimento transcorre sob protocolo de segurança reconhecido, que criptografa todos os dados, assegurando sigilo total. As inscrições estarão encerradas no dia 29 de maio.

A entrega do material e do crachá ao congressista será feita nos dois dias que antecedem o evento. No próprio site é possível escolher o tipo de hospedagem mais conveniente ao participante, em hotéis de três, quatro e cinco estrelas, com direito a traslado do aeroporto ao hotel e do hotel ao local do Congresso. Além disso, há várias opções de pacotes turísticos. Para os estudantes, a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) oferece 200 vagas em seus alojamentos, ao custo de 12 reais por pessoa. Os interessados devem fazer depósito em nome da FADE/UFPE/PROACAD, na conta corrente 226.158-8 do Banco do Brasil, agência 3613-7. Em seguida, devem passar o comprovante do depósito por fax para o telefone (81) 325 5015.

Concurso de charges

Em parceria com a revista Bundas, os organizadores lançaram o concurso de charges Em português nos entendemos. Podem participar profissionais e estudantes de qualquer país ou comunidade de língua portuguesa. As charges serão avaliadas pela equipe de cartunistas de Bundas, e as três melhores, publicadas na revista. O autor da charge que obtiver o primeiro lugar receberá 2.000 reais, e seu trabalho será estampado em camisas que serão vendidas durante o 5º Congresso, com renda revertida para a organização. Os trabalhos deverão ser enviados até 29 de maio para a redação da revista Bundas: Rua Bulhões de Carvalho, 524, casa 01, Rio de Janeiro, RJ. Telefone: (21) 247-8768.

O tema do 5º Congresso

O tema do Congresso – 500 + 500: Um olhar no passado, um passo para o futuro – propõe uma reflexão sobre o exercício do jornalismo como é praticado hoje e seus desafios e perspectivas. A programação do evento prevê, para cada dia de trabalho, uma sessão plenária – sobre eixos temáticos como “A ética e a crítica da mídia”; “As novas tecnologias e a comunicação do futuro”; “O humanismo, a cidadania e o jornalismo”. Mesas-redondas e oficinas abordarão temas conexos às conferências. Os inscritos poderão apresentar trabalhos nas mesas-redondas da programação.

Paralelamente ao 5º Congresso haverá quatro outros eventos: o 2º Congresso da Imprensa de Portugal, promovido pela Aid e a Aind; o 1º Encontro de Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa, promovido pela Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio); o Seminário sobre Cooperação Internacional na Comunidade Lusófona – este ano, o Brasil assume a presidência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP); e a pré-conferência “Reforma agrária, mídia e sociedade: 500 anos de olhar sobre a terra”, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e destinado a jornalistas e entidades ligadas à questão fundiária.

Promovido e organizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), os Observatórios da Imprensa do Brasil e de Portugal, o Laboratório de Jornalismo da Universidade de Campinas (Labjor) e o Instituto Universidade-Empresa (Uniemp), o Congresso reunirá jornalistas, comunicadores, empresários da comunicação (TV, rádio, jornal, revista, internet), acadêmicos, profissionais de categorias conexas e estudantes dos países e comunidades lusófonas.

 

Esta será a 5ª edição de um Congresso que já vem sendo realizado regularmente há oito anos. O primeiro foi na cidade do Porto em 1992; o segundo, no Rio de Janeiro, em 1994; o terceiro, em Lisboa, 1996 e o quarto, em Macau, em 1999 – ano em que oficializou-se a devolução de Macau para a China.

O tema 500 + 500: Um Olhar no Passado, um Passo para o Futuro retrata um momento de reflexão. Os debates terão como objetivo ver o exercício do jornalismo tal como ele é praticado hoje e como será desempenhado no futuro, seus desafios e suas perspectivas. A programação do evento prevê, para cada dia de trabalho, uma sessão plenária voltada para todo o público e, no outro turno, mesas redondas e oficinas. Os inscritos poderão apresentar trabalhos nas mesas-redondas da programação.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem