Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

PRIMEIRAS EDIçõES > LEITORES JOVENS

Jornais criam edições despojadas

Por lgarcia em 09/12/2003 na edição 254

LEITORES JOVENS

Estudos feitos recentemente pela universidade de Northwestern, nos EUA, revelaram que leitores adolescentes e jovens até os 30 anos passam menos tempo lendo jornal hoje do que seus pais quando tinham a mesma idade. O estudo mostrou também que quase 40% dos americanos entre 18 e 24 anos não lêem nenhum jornal.

O problema se mostra grave, e os jornais estão bolando soluções criativas para atrair jovens leitores. A Belo Corporation, que possui o jornal Morning News, contratou um especialista para descobrir como conquistá-los. Bill Tanner foi nomeado chefe de pesquisa estratégica da empresa e fez uma ampla pesquisa com centenas de jovens para saber como seria o jornal dos seus sonhos.

A conclusão foi que, de maneira geral, os jovens imaginavam uma publicação com fotos grandes e coloridas, artigos dinâmicos que tratassem de assuntos interessantes, e que fosse extremamente fina, ou seja, que pudesse ser lida rapidamente. E, mais importante, que fosse grátis. Desejo atendido, o Morning News lançou em novembro o Quick, do jeito que os jovens haviam "pedido".

E o jornal de Dallas não está sozinho nesta nova tendência. Este ano, centenas de jornais desenvolveram publicações voltadas para os jovens. O Miami Herald lançou o 5 Minute Herald; o Chicago Tribune criou o RedEye e o Chicago Sun-Times, o Red Streak, só para dar alguns exemplos. Essas publicações vêm munidas de artigos curtos, fotos e diagramação despojada.

Se todo esse esforço por parte dos jornais valerá a pena, ainda é cedo para dizer. Mas os anunciantes estão entusiasmados. E, como os pesquisadores dizem, conquistar os jovens agora é garantir mais leitores para o futuro. Informações do New York Times [1o/12/03].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem