Sexta-feira, 19 de Julho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1046
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

Jornal gratuito

Por lgarcia em 05/03/2003 na edição 214

SAN FRANCISCO EXAMINER

O San Francisco Examiner, jornal centenário que William Randolph Hearst usou para construir seu império midiático, demitiu a maior parte de sua equipe (de 40 pessoas) e transformou-se num diário gratuito. O novo Examiner, “primeiro jornal urbano gratuito da Califórnia”, estreou em 24/2 e deve circular de segunda a quinta-feira. A primeira edição tem 40 páginas; a última versão paga ? que custava US$ 0,25 ? tinha 70.

Na primeira página, o diário explica que está seguindo um “modelo de publicação inovador que se mostrou bem-sucedido em Filadélfia e em Boston, seguindo a tradição européia de jornais gratuitos em centros urbanos”. O Examiner é hoje apenas sombra do veículo que já competiu com o San Francisco Chronicle; atualmente, sua circulação é de apenas 50 mil exemplares, enquanto o rival vende 530 mil.

Para tentar atrair mais leitores, o veículo chegou a mudar para um estilo tablóide há menos de um ano. Três anos atrás, o Examiner foi vendido pela Hearst Corporation, que acabara de comprar o Chronicle, para a família Fang, que edita os jornais Independent e Asian Week. Informações de Michael Kahn [Reuters, 21/2/03], Wyatt Buchanan e Vanessa Hua [San Francisco Chronicle, 22/2] e Rob Gloster [AP, 25/2].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem