Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

PRIMEIRAS EDIçõES > TELETIPO

Jornal médico se retrata

Por lgarcia em 24/07/2002 na edição 182

TELETIPO

O New England Journal of Medicine concluiu que uma fotografia publicada em 1998 na revista por um grupo italiano de estudos do coração foi tirada de um trabalho conduzido oito anos antes, divulgado no American Journal of Cardiology. Segundo o editor do New England, a imagem foi adulterada para parecer diferente. Como o autor do paper, Dr. Giuseppe Bárbaro, da universidade romana LaSapienza, recusou-se a corrigir o artigo, insistindo em que o jornal não pode provar que as fotos são as mesmas, a própria publicação se desculpou. Conta Gene Emery [Reuters, 10/7/02] que esta é a segunda vez em 16 anos que o Journal se retrata por um estudo publicado porque os autores não quiseram fazê-lo.


O presidente da National Public Radio, Kevin Klose, pediu desculpas à organização cristã Traditional Values Coalition por matéria que sugeriu ligação entre o grupo e as cartas contaminadas com antraz enviadas a democratas. Em janeiro, um repórter da NPR ligou para Andrea Lafferty, diretora da TVC, perguntando se eles estavam sendo investigados pelas cartas aos senadores Tom Daschle e Patrick Leahy, criticados pelo grupo no passado. Apesar da negativa, a matéria foi ao ar. Conta Pamela McClintock [Variety, 11/7/02] que a NPR divulgou correção dias depois e, numa recente audiência no Capitólio, Klose admitiu o erro. “Uma simples desculpa hoje não é suficiente. Oito milhões de pessoas ouviram aquela notícia difamatória e caluniadora”, devolveu Andrea.


Yasser Arafat, presidente da Autoridade Palestina, está exigindo do jornal israelense Yedioth Ahronoth que se retrate publicamente pela declaração de que líderes palestinos transferiram milhões de dólares para outros países prevendo serem forçados ao exílio. Segundo o diário, a acusação foi feita pelo governo de Israel em documento entregue aos Estados Unidos. Informações do Ha?aretz [14/7/02].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem