Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > THE NEW YORK TIMES

Jornalismo ‘recorta & cola’

Por lgarcia em 07/05/2003 na edição 223

THE NEW YORK TIMES

Jayson Blair, repórter do New York Times cujo artigo de capa de 26/4 sobre um mecânico do exército desaparecido incluía passagens similares a algumas que apareceram antes no San Antonio Express-News, pediu demissão no dia 1o/5.

Howell Raines, editor-executivo do Times, disse em comunicado oficial que o repórter demitiu-se quando começaram a aparecer perguntas sobre o artigo. "Não conseguimos determinar qual foi a reportagem original [de Blair]", disse Raines. O texto descrevia a angústia da família do especialista Edward Anguiano, do Texas, desaparecido no Iraque. Raines ainda pediu desculpa aos leitores "pelo erro grave de seus padrões jornalísticos", acrescentando que continuarão investigando outros trabalhos de Blair para o jornal sobre o caso do soldado desaparecido. "Também pedimos desculpas à família do soldado, que desde o desaparecimento foi noticiado como morto, por ter intensificado sua dor em tempos difíceis."

Juanita, mãe de Aguiano, afirmou em entrevista por telefone que não se lembra de ter sido visitada por Blair em Los Fresnos, no Texas, apesar de seu artigo ser creditado a partir de Los Fresnos e incluir diversas referências sobre aparência e modos de Juanita. No entanto, lembra-se de ter recebido a repórter Macarena Hernandez do Express-News.

Conta Jacques Steinberg [The New York Times, 2/4/03] que no dia 29/4, Robert Rivard, editor do Express-News, enviou um e-mail a Raines no qual escreveu que o artigo de Blair era de "semelhança perturbadora" a uma reportagem que apareceu no Express-News em 18/4. "Continuei lendo o que pensei ser nossa própria reportagem republicada", disse Rivard.

Erro reincidente

Esse é o segundo escorregão do gênero nos últimos dias no Times. No dia 27/4, uma nota do editor disse que o colunista Ira Berkow, escrevendo sobre Dean Smith, ex-técnico da equipe de basquete da Carolina do Norte, "deveria ter reconhecido que uma citação central do técnico apareceu três dias antes em um artigo de Bonnie DeSimone do Chicago Tribune, e que muitas outras passagens estavam claramente parecidas com suas palavras". Com informações de Howard Kurtz [The Washington Post, 30/4/03].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem