Domingo, 19 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

PRIMEIRAS EDIçõES > TELETIPO

Jornalista encontrado morto na Indonésia

Por lgarcia em 06/01/2004 na edição 258

TELETIPO

O jornalista indonésio Ersa Siregar foi encontrado morto na segunda-feira, 29 de dezembro, na província de Aceh, seis meses após ter sido seqüestrado por rebeldes separatistas. Siregar trabalhava na emissora de TV privada RCTI e desapareceu em junho, junto com o cameraman Ferry Santoro, numa área de conflito entre as forças do governo e os rebeldes separatistas do Movimento Aceh Livre (GAM).

O tenente coronel Ahmad Yani Basuki, do exército indonésio, informou à agência de notícias Reuters que o corpo de Siregar foi encontrado junto ao corpo de um membro do GAM, mas evitou dar mais detalhes sobre o crime. Segundo um cameraman da RCTI, o corpo do jornalista tinha marcas de balas. Já o paradeiro de Ferry Santoro continua desconhecido.

Siregar não foi o primeiro jornalista assassinado durante o conflito. Em junho passado, um membro da equipe de produção da emissora de TV estatal TVRI foi encontrado em um rio próximo à capital da província. Seus olhos e boca estavam cobertos com fita isolante. [Reuters]

A Inter American Press Association (IAPA ? Associação de Imprensa Interamericana) anunciou no último dia 29 de dezembro que o jornalista cubano Bernardo Arévalo Padrón foi solto após passar seis anos na cadeia.

Por telefone, Bernardo contou que foi libertado no dia 13 de novembro e agradeceu à IAPA por denunciar sua prisão e por ter feito pressão internacional por sua soltura. “A campanha da IAPA salvou minha vida”, afirmou ele à organização.

O jornalista independente, de 37 anos, já tem uma entrevista agendada para 14 de janeiro na Seção de Representação dos Estados Unidos em Havana para tentar asilo político no país. [The Miami Herald, 30/12/03]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem