Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Jornalista mexicano esfaqueado

TELETIPO

O jornalista mexicano Julio Morales Ferron, de 79 anos, foi encontrado morto, esfaqueado e amordaçado, em seu escritório na Cidade do México. Segundo a AP (2/2/02), ele teria sido torturado até levar uma facada na nuca, no dia 1/2. Nada foi roubado. Ferron escrevia uma coluna no jornal Sol de México intitulada "Severo Mirón" (observador severo), e era também muito conhecido por produzir uma série de TV que contava histórias condensadas de livros. As investigações sobre o crime estão em andamento.

Orlando Sierra, jornalista colombiano conhecido por atacar corruptos em sua coluna no jornal La Patria, foi assassinado no dia 1/2 na cidade cafeeira de Manizales. Sierra, de 42 anos, foi atingido por tiros na cabeça e no abdômen. De acordo com a agência Reuters (2/2/02), a polícia capturou dois suspeitos que não deram esclarecimentos sobre o motivo do assassinato. É o segundo jornalista assassinado este ano na Colômbia ? país considerado um dos lugares mais perigosos para a atuação da imprensa. Em 2001, dez jornalistas foram mortos ali.

No sábado (2/2), o canal ABC News anunciou erroneamente que o jornalista Daniel Pearl, que está em poder de seqüestradores no Paquistão [veja a rubrica Interesse Público, nesta edição], teria sido encontrado morto. Os canais Fox News e MSNBC reproduziram a informação, que teria como fonte a polícia paquistanesa. Somente uma hora mais tarde a ABC desmentiu o falso anúncio, depois de também tê-lo publicado em seu sítio na internet, como informa o Washington Post (4/2/02). "Nós sentimos muito pelo sofrimento e angústia que isto causou aos familiares, amigos e colegas de Daniel Pearl", disse Jeffrey Schneider, porta-voz da ABC. "Achamos sinceramente que tínhamos uma informação verdadeira naquele momento." Não tinham.