Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1046
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

Jornalista mexicano esfaqueado

Por lgarcia em 06/02/2002 na edição 158

TELETIPO

O jornalista mexicano Julio Morales Ferron, de 79 anos, foi encontrado morto, esfaqueado e amordaçado, em seu escritório na Cidade do México. Segundo a AP (2/2/02), ele teria sido torturado até levar uma facada na nuca, no dia 1/2. Nada foi roubado. Ferron escrevia uma coluna no jornal Sol de México intitulada "Severo Mirón" (observador severo), e era também muito conhecido por produzir uma série de TV que contava histórias condensadas de livros. As investigações sobre o crime estão em andamento.

Orlando Sierra, jornalista colombiano conhecido por atacar corruptos em sua coluna no jornal La Patria, foi assassinado no dia 1/2 na cidade cafeeira de Manizales. Sierra, de 42 anos, foi atingido por tiros na cabeça e no abdômen. De acordo com a agência Reuters (2/2/02), a polícia capturou dois suspeitos que não deram esclarecimentos sobre o motivo do assassinato. É o segundo jornalista assassinado este ano na Colômbia ? país considerado um dos lugares mais perigosos para a atuação da imprensa. Em 2001, dez jornalistas foram mortos ali.

No sábado (2/2), o canal ABC News anunciou erroneamente que o jornalista Daniel Pearl, que está em poder de seqüestradores no Paquistão [veja a rubrica Interesse Público, nesta edição], teria sido encontrado morto. Os canais Fox News e MSNBC reproduziram a informação, que teria como fonte a polícia paquistanesa. Somente uma hora mais tarde a ABC desmentiu o falso anúncio, depois de também tê-lo publicado em seu sítio na internet, como informa o Washington Post (4/2/02). "Nós sentimos muito pelo sofrimento e angústia que isto causou aos familiares, amigos e colegas de Daniel Pearl", disse Jeffrey Schneider, porta-voz da ABC. "Achamos sinceramente que tínhamos uma informação verdadeira naquele momento." Não tinham.

Todos os comentários

Siga o Observatório da Imprensa
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Termos de Uso
x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem