Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > CAMPOS MINADOS

Jornalista mutilado se engaja em organização

Por lgarcia em 27/05/2003 na edição 226

CAMPOS MINADOS

Stuart Hughes, jornalista e produtor da BBC que perdeu parte da perna direita ao pisar numa mina, resolveu abraçar o Grupo de Aconselhamento de Minas (MAG, sigla em inglês), uma organização de caridade que luta pela limpeza dos campos minados.

Hughes filmava na cidade curda de Kifri, ao norte do Iraque, quando sua equipe de quatro homens foi guiada erroneamente a um desses campos. Um dos colegas do produtor, o cameraman Kaveh Golestan, morreu.

Atualmente, Hughes está se reabilitando em casa, em Cardiff, na Inglaterra, e escreve um diário semanal sobre sua recuperação para a BBC Wales News Online. Segundo Bobbie Johnson [The Guardian, 20/5/03], o produtor pediu às organizações noticiosas que continuem usando jornalistas independentes nas zonas de guerra, apesar dos riscos. Empresas de mídia "perceberam o sucesso dos jornalistas incorporados às tropas de guerra, mas confiar apenas nestes jornalistas seria uma conclusão perigosa", disse.

Treze repórteres, cameramen e outros profissionais de mídia perderam suas vidas no Iraque. Hughes acredita que as mortes podem ser usadas como desculpa para deixar de lado jornalistas free-lance e independentes, em favor da opção mais segura dos jornalistas incorporados (ou "embedded", no termo em inglês).

Especialistas acreditam que a mina detonada sob a equipe de Hughes tinha cerca de 20 anos de idade e fora instalada no local durante o conflito entre Irã e Iraque.

O jornalista foi fotografado com minas semelhantes à que lhe causou ferimentos, a fim de propagar a campanha da MAG. "A MAG foi a única organização do gênero trabalhando na região", afirmou, dizendo-se orgulhoso de colaborar para uma organização tão séria. Com informações da BBC News [21/5].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem