Sexta-feira, 26 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1034
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

Jornalista pode fazer comercial?

Por lgarcia em 05/07/1999 na edição 70

O artigo “Furo acima de qualquer suspeita” [ver remissão abaixo], assinado pelo jornalista Jocélio Leal e publicado na última edição do Observatório da Imprensa, faz referências inverídicas ao desempenho da Agência Folha e de seu correspondente em Fortaleza, Paulo Mota, na cobertura da denúncia de tortura envolvendo o diretor-geral da Polícia Federal, João Batista Campelo.

Sobre o assunto, a Agência Folha esclarece que:

1. A Folha não apenas mencionou, como também publicou, na edição São Paulo do dia 12 de junho, cópias dos laudos que comprovam que o padre José Antonio Magalhães Monteiro sofreu agressões no período em que esteve sob guarda do delegado João Batista Campelo. Fica comprovado que O Povo não deu furo nacional com esses documentos.

2. O repórter da Agência Folha em Fortaleza, Paulo Mota, não pegou os laudos quando esteve na redação de O Povo, na sexta-feira dia 11, nem no dia seguinte, como sugere Leal. Os documentos foram cedidos à Agência Folha, na sexta-feira à noite, pelo irmão de Monteiro, Leonardo Monteiro, que também é presidente do Sindicato dos Jornalistas do Maranhão.

3. O único documento cedido por O Povo à Agência Folha foi uma cópia do relatório do inquérito presidido por Campelo, no sábado. Naquele dia, o repórter da Agência Folha procurou o documento com o advogado Pádua Barroso, que informou que a única cópia disponível estava com a redação de O Povo. Em seguida, Barroso orientou o repórter da Agência Folha a pedir uma cópia do documento ao Povo, em seu nome. Como houve um erro na transmissão via fax do documento, o repórter da Agência Folha pegou uma cópia do relatório na segunda-feira, no escritório de Barroso. Atenciosamente,

Paulo Mota, correspondente da Agência Folha em Fortaleza

 

LEIA TAMBEM

Jornais emagrecem rumo ao tablóide

Boi na linha (o bug da carroça)

Furo acima de qualquer suspeita

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem