Domingo, 22 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

PRIMEIRAS EDIçõES > DIÁRIO DE MOGI

Legenda de ocupação e o país dos famintos

Por lgarcia em 14/10/2003 na edição 246

VALEPARAIBANO & LA NACION

Luiz Egypto

A propaganda americana em defesa de suas forças de ocupação no Iraque tem surtido efeito na cabeça de alguns editores. É o que se depreende da legenda da foto que encima o título "Carro-bomba mata dez em Bagdá", publicada na sexta, 10/10, na página 3 do diário regional ValeParaibano, de São José dos Campos (SP).

Foto bem dada, numa ímpar, de autoria de Karim Kadim (Associated Press), em quatro colunas e 13,2 cm de altura, a imagem mostra em primeiro plano um carro-bomba destroçado, logo atrás um soldado americano e 34 civis iraquianos ao fundo.

E a legenda: "Soldados dos EUA são vistos em área afetada após explosão de carro repleto de explosivos contra delegacia de polícia, ontem em Bagdá".

Grifos nossos, naturalmente.

Mais ao sul, em Buenos Aires, ao noticiar a visita da ministra Benedita da Silva à Argentina, e que tantos problemas causou à titular da pasta da Assistência e Promoção Social, o diário La Nacion (26/9, pág. 6) tascou ? sob o título "La ministra del Desarollo Social de Brasil visita la Argentina" e subtítulo "Benedita da Silva se reunió com su par Alicia Kirchner" ? a seguinte informação:

"Ambas funcionarias impulsan planes para eradicar la desnutrición. El proyecto brasileño, denominado Hambre Cero, intenta sacar de la probreza a 175 milliones de personas".

Um país inteiro de pobres. Y hambrientos, por supuesto.

 

ARAFAT DOENTE

Marinilda Carvalho

Quarta-feira, 8/10, 10h15: a apresentadora do Em Cima da Hora, da Globo News, anuncia: "O jornal britânico The Guardian informa hoje que Yasser Arafat teve um pequeno enfarte na semana passada, que a Autoridade Palestina anunciou como um resfriado".

Manda o bom senso que as matérias do único correspondente brasileiro regular em Israel sejam lidas pelos pauteiros de Internacional. Pois estava devidamente publicado no jornal online Último Segundo <http://ultimosegundo.ig.com.br/useg/,> desde as 11h de 4/10, despacho de Nahum Sirotsky sobre o ataque terrorista em Haifa intitulado "Atentado acaba com 3 semanas de tranqüilidade nervosa". O texto está até hoje em <http://ultimosegundo.ig.com.br/useg/guerraom/artigo/
0,,1367991,00.html
>:


"(…) Quebrado o cessar fogo de fato, as conseqüências podem ser extremadas. Cresce a possibilidade de expulsão de Arafat que, como se sabe, sofreu uma sucessão de males cardíacos anunciados como resfriado." (…)


Mas 4/10 caiu num sábado, as redações trabalham a meia-bomba. Azar do público.

 

DIÁRIO DE MOGI

José Boani

Abaixo, notícia do Diário de Mogi <www.diariodemogi.com.br>, de Mogi das Cruzes, SP, edição de 7/10/2003, para a seção "Cochilos da Imprensa".


Em Mogi, dois suicídios e dois estupros

"A Polícia ainda não tem informações para prender um maníaco sexual, que atacou CKD, 17 anos, em Jundiapeba. Ela foi violentada duas vezes pelo anormal, na noite de domingo. Somente domingo VGS, 47 anos, procurou a Polícia para informar que foi estuprada durante assalto, em setembro no Distrito de Braz Cubas. O tarado, armado, a obrigou a chupar um projétil, enquanto consumia o crime. Um inquérito vai apurar o motivo que levou ao suicídio Carlos Gonçalves, 46 anos, que residia em Itaquera. Ele se enforcou numa árvore, na Rua Caravelas. Já Odair da Silva, 49 anos, se enforcou com um cadarço, na Vila Natal.


Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem