Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

PRIMEIRAS EDIçõES > LEITURAS DO ABUSADO

Livro analisa livro

Por lgarcia em 09/12/2003 na edição 254

LEITURAS DO ABUSADO


Leituras do Abusado, de Nadja Carvalho e Sandra Moura (orgs.), 160 pp., Editora Universitária/UFPB, 2003; R$ 15,00


[do release da editora]

As professoras Nadja Carvalho e Sandra Moura, da Universidade Federal da Paraíba, lançaram dia 5 de dezembro Leituras do Abusado. A obra reúne 11 artigos de jornalistas e professores com formação nas áreas de filosofia, história, música, sociologia, comunicação e literatura sobre o livro-reportagem Abusado, de Caco Barcellos.

Em sua leitura sobre Abusado, o professor Marconi Pequeno teceu contornos de um olhar filosófico sobre a banalidade da violência e do crime que transborda dos guetos e ruelas da favela Santa Marta. O professor Elio Chaves Flores se deteve naquilo que lhe pareceu a temática mais federalista e tratou de analisar o que se pode chamar de capitalismo severino, a partir da atuação dos birosqueiros nordestinos e das viagens dos cocos turbinados. A professora Eurides de Souza Santos ouviu a sonoridade da favela Santa Marta e identificou os fenômenos acústicos em interação com os contextos sociais do crime organizado.

Já a professora Simone Maldonado abordou aspectos de uma prática religiosa societária identificada entre os homens do tráfico. Coube ao professor Cláudio Cardoso de Paiva fazer um estudo de mídia e violência urbana olhando para os traficantes, malandros e celebridades, enquanto que Wellington Pereira se propôs a discutir a categoria do efêmero na narrativa de Abusado, utilizando como suporte analítico a sociologia da vida cotidiana. A professora Nadja Carvalho procurou refletir sobre o saber contar uma história de crime ao saber escrever do repórter, pondo em discussão enfoques sobre ética, jornalismo, confissão e perdão. A professora Sandra Moura apresentou um estudo sobre o método de investigação do jornalista Caco Barcellos em Abusado, discutindo técnicas e procedimentos utilizados na apuração.

O jornalista Walter Galvão se interessou em abordar as referências técnicas, sociais e culturais que ponteiam a narrativa do romance-reportagem Abusado. O professor Carlos Azevedo levantou aspectos do hibridismo e do diálogo entre jornalismo e literatura. E o professor Edônio Alves Nascimento mostrou a trama do texto e do contexto na obra de Caco Barcellos. Segundo as organizadoras, a idéia do livro surgiu antes do assassinato do traficante Marcinho VP, encontrado morto em uma lixeira no presídio Bangu 3 no Rio de Janeiro, em 28 de julho de 2003. Surgiu após a visita de Caco Barcellos a João Pessoa para o lançamento do livro Abusado, em 11 de junho deste ano. Marcinho VP é um dos personagens da obra. Em Abusado, Caco Barcellos trata de uma realidade vista pelo outro lado, o dos moradores do morro. O jornalista apresenta uma visão bem diferente daquela difundida pela mídia ? particularmente, os telejornais ?, que traduz a rotina dos traficantes de maneira simplificada e estigmatizada. Abusado é o terceiro livro de Caco Barcellos. Os dois outros são A revolução das crianças, que relata a vitória dos sandinistas na guerra civil da Nicarágua, e Rota 66, que trata de um grupo de extermínio da polícia no município de São Paulo.

As organizadoras

Nadja Carvalho é publicitária e professora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Sociologia pela UFPB. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com a tese "Jornalismo, pintura, caricatura em interface: Aluísio Azevedo entre o pincel e a pena". Sandra Moura é jornalista e professora do Departamento de Comunicação da UFPB. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com a tese "O processo de investigação de Caco Barcellos".

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem