Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > b)

Mais simples, mais denso

Por lgarcia em 12/06/2002 na edição 176

PROVÃO

Mozahir Salomão (*)

Numa primeira leitura ainda no dia de realização do Exame Nacional de Cursos 2002, diria que foi o mais simples, mas ? espero não estar exagerando ? o mais denso Provão de Jornalismo. Este Provão da tecnologia ? jornalismo online, significado do videoteipe e infografia ? foi também o Provão que exigiu mais reflexão, habilidades e conhecimentos atualizados dos formandos.

Inimaginável um quase jornalista não saber apontar diferenças entre versões impressa e eletrônica de um jornal. Não ter cinco perguntas ? e entre elas uma de jornalismo ? para Umberto Eco é não saber o nome da rosa.

Oito boas questões que cobram do formando criticidade, conhecimento técnico e reflexão.
O Provão de jornalismo começou com 18 questões. Foi criticado nos últimos anos por ser, antes, um trabalho braçal do que de reflexão.

Há o que melhorar? Sempre há. O importante é estarmos abertos a isso.

Preocuparam-me apenas: a) a questão sobre o jornalismo esportivo off tube, que achei aberta demais, pouco podendo medir conhecimento e capacidade de articulação sobre o tema; e, b) definir a foto com Arafat como uma estratégia de comunicação institucional do MST não foi forçar a barra demais, não? Quem, afinal, se beneficiou da divulgação dessa foto? Terá sido o Movimento dos Sem Terra? Mesmo?

(*) Jornalista, coordenador do Curso de Jornalismo da PUC-MG

Veja também

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem