Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > GLOBO vs. VASCO

Mauro Rasi

Por lgarcia em 21/02/2001 na edição 109

GLOBO vs. VASCO

"Heil, Eurico!!!", copyright O Globo, 12/02/01

"Eurico está militarizando o Vasco. A última carreata ?contra a Globo?, que infernizou o Jardim Botânico, foi uma demonstração de força quase paramilitar. Botou na rua suas SA (não confundir com Sociedade Anônima) e partiu pro confronto.

– Prepotência e ingenuidade unidas num mesmo buzinaço. Coisa de amador – observa tia Hilda, lendo o famoso tratado sobre a guerra do general prussiano von Clauzewitz ao som da Abertura 1812 de Tchaikovsky.

É o führer do Vasco. O lema da sua estratégia é ?EIN VOLK! EIN FUHRER! EIN WILLE!? Tradução: ?Um líder! Um time. Uma nação!? (vascaína).

– Como vou dissociar minha imagem da do Vasco? Quando me atacam o torcedor fica envergonhado e humilhado porque vê em mim um representante que personifica o Vasco – alega o f’ührer vascaíno. O Vasco, no entanto, data de 1898, já era o glorioso Vascão muito antes de Eurico nascer, e com uma história democrática (foi, inclusive, o primeiro clube a admitir um negro). Tem, portanto, uma senhora tradição que vem de dois séculos atrás. Sua estratégia é ?hitlerista? porque faz parecer, aos mais ingênuos, que ao atacá-lo se está atacando o próprio Vasco. Logo, os vascaínos, se não tiverem este discernimento, correm o risco de defendê-lo por tabela.

TIA HILDA suspira, entediada (ela está sempre entediada).

– Eurico está cometendo o mesmo erro de Hitler. Hitler invadiu a Rússia. Eurico atacou a Rede Globo. Terá, fatalmente o mesmo destino.

Já posso até ver a cena final. Eurico sozinho, no bunker de São Januário, abraçado à estátua do Almirante, e sendo bombardeado pela mídia, mas ainda conclamando os torcedores:

– Vamos reagir até o último vascaíno! Vasco lieber alles!!! (Tradução: O Vasco acima de tudo!)

Nessa altura os velhos já penduraram as chuteiras e o bunker é defendido pela Juventude Vascaína, torcedores de cinco, seis anos, que gritam com a força de suas gargantas infantis:

– Heil, Eurico!!! (Tradução: Eu, rico!).

PROIBIU a imprensa global de entrar na Alemanha, quer dizer, em São Januário. Está comprando todas as casinhas ao redor do estádio e colocando na porta a cruz de malta. São Cristóvão mudou muito. É cruz suástica, perdão, de malta em tudo que é canto. Parece a Nueremberg dos áureos tempos do pintor de paredes. Conseguiu que a prefeitura criasse o bairro Vasco da Gama. O próximo passo (de ganso) será (ou seria) criar o município de Vasco da Gama, a seguir o estado separatista de Vasco da Gama e finalmente o país. Um país que poderá declarar guerra à Caxias de Zito, outro führer da explosiva área que virá a ser conhecida como os Bálcãs fluminense. É a Lebensraum de Eurico contra a Lebensraum de Zito. (Em tempo: Lebensraum que dizer espaço vital, ou invasão pura e simples).

A guerra pela presidência da Câmara e do Senado está promovendo um renascimento cultural (ou obscurantismo, dependendo do ponto de vista) que o país não via desde a época de JK. É Jader publicando livro contra ACM; é o orixá da Bahia revidando com mais ?literatura?. O vídeo baiano Geddel vai às compras, um tour pelas propriedades do líder do PMDB na Câmara, até servirá de piloto para uma minissérie. O problema é que os atores são por demais canastrões. E vêm aí CDs, songbooks, desafios repentistas onde suas excelências se desafiarão mutuamente. Nem as artes plásticas escaparão. Uma instalação, a la Tunga, está sendo armada no túnel que liga as duas casas do Congresso. Serão fazendas, boizinhos, jatinhos, cargos na Sudene, nos portos, tudo devidamente pendurado no teto feito móbile.

Inocêncio e Aecinho publicaram artigos intitulados ?Por que sou candidato??. Poderiam dizer o que eu diria se me perguntassem: ?Por que você resolveu fazer o Alçapão, no ?Fantástico??’ Por vaidade, é claro. Para aparecer na televisão. Por que outro motivo seria? Naturalmente, suas excelências não admitem isso. É como programa de partido político: do Prona ao PSTU todos vão salvar o país. Na teoria, é claro. Mas há algumas diferenças entre o índio Inocêncio e o bandeirante Aecinho. Inocêncio diz que quer melhorar as (sic) ?condições técnicas? dos deputados. Condições técnicas, que será isso? Inclusive com (sic) ?implementação de plano de carreira?. Jesus!!! Eles já têm a melhor carreira do país. Quem tem uma carreira como essa? Só cantor de pagode, de rock, jogador de futebol (de clube grande) e ator de novela (do primeiro time, bem entendido) São a nossa ?elite? ou Nomenklatura, com K (nome dado à privilegiada burocracia soviética). Será que vão ganhar luvas? Cachê! Bicho?

Se suprimir o nome dos autores pode-se fazer o teste: quem você acha que escreveu o artigo ?Por que sou candidato?? Lula, Enéas, Ronaldo Caiado, Jânio Quadro ou Paulo Maluf? O resultado seria surpreendente porque na verdade poderia ter sido escrito por qualquer um deles. Como bem disse a filósofa e cantora Dalida: Paroles, paroles, paroles… (Palavras, palavras, palavras…’)

Revista especializada (em fofocas, claro) traz uma entrevista com um ex-namorado de Britney Spears onde ele afirma que ela não tem os alegados 19 anos e sim 29, está longe de ser virgem e já fez várias plásticas. O que põe em risco seu milionário contrato, de cinco anos… com a Coca-Cola. Daqui a meia década, a teenager terá 34 anos. Já dá pra tomar Coca Cola com vodca. No mínimo.

P.S. O funk chegou pra arrasar. Jader, Eurico, Zito… Por onde andará Átila? (Não é o Nunes, não; o rei dos hunos, mesmo). Haverá vida inteligente no Brasil nos próximos anos? É tema para a nova série do Fantástico que vem depois dos dinossauros."

"Rede Globo nega acusação feita por Eurico Miranda", copyright Valor Econômico, 13/02/01

"A briga entre a Rede Globo e o presidente eleito do Vasco, Eurico Miranda, deflagrada desde a final da Copa João Havelange, em 18 de janeiro, parece estar longe do fim. A emissora, que foi surpreendida com a logomarca do SBT no uniforme do Vasco na partida contra o São Caetano, rebateu ontem acusações de Miranda de que não estaria recebendo em dia os pagamentos pelo direitos de transmissão deste ano.

Em comunicado oficial divulgado ontem à tarde, a Globo classificou de ?levianas e irresponsáveis? as acusações do dirigente vascaíno. Em outra parte do texto, destaca que ?tem por hábito honrar todos os seus compromissos financeiros?. O comunicado acrescenta que o presidente do Vasco deve estar se sentindo ?claramente incomodado? com reportagens recentes da emissora.

Corre nos bastidores do futebol que a Globo, de fato, está promovendo uma retaliação econômica ao Vasco, em função da provocação feita com a logomarca do SBT. Não se trata de atrasar os pagamentos, mas de não adiantá-los. Uma fonte ligada à área de futebol da emissora informou que a rede costuma antecipar o pagamento das parcelas para clubes em dificuldade financeira, principalmente no Rio. Depois da celeuma da final do campeonato, a Globo teria acabado com esse precedente junto ao Vasco, garantindo o pagamento na data rigorosamente expressa em contrato."

Volta ao índice

Caderno da Cidadania ? próximo texto

Caderno da Cidadania ? texto anterior


Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem