Terça-feira, 15 de Outubro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1058
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

Mídia cerceada na campanha

Por lgarcia em 25/09/2002 na edição 191

RIO GRANDE DO NORTE

Nicolau Frederico de Souza (*)

Fora do eixo Rio São Paulo, infelizmente, o desempenho da mídia na cobertura da campanha eleitoral vem sendo pouco monitorado. A campanha eleitoral estadual nestas plagas potiguares vem tomando rumos nada agradáveis.

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte foi obrigada a divulgar nota oficial, considerando os fatos desagradáveis que ocorreram recentemente na terra de Cascudo.

Acredite se quiser: a TV Ponta Negra (SBT) foi multada pela Justiça Eleitoral e proibida de fazer comentários sobre os fatos políticos da campanha. No dia 19 foi a vez de O Jornal de Hoje, único vespertino potiguar, a receber ameaças veladas para a não-publicação dos fatos que estão ocorrendo na campanha. Só que, desta vez, a iniciativa não foi da Justiça Eleitoral, mas de advogados de uma das coligações candidatas, com mandatos "extrajudiciais", numa verdadeira e inexplicável ação de intimidação e censura prévia à imprensa!

A culpa sempre, como dizem, é da imprensa e de seus profissionais.

(*) Jornalista e secretário-geral do Sindjorn

Ao tomar conhecimento de fatos ocorridos durante a cobertura jornalística das eleições 2002, envolvendo os veículos e profissionais da TV Ponta Negra e de O Jornal de Hoje, esta diretoria se sente no dever de alertar a sociedade potiguar quanto a esses episódios que trazem sérias ameaças à liberdade de imprensa e de expressão. O Sindjorn estará vigilante para denunciar qualquer ato de censura prévia à imprensa que possa perturbar o processo democrático e de direito. Natal, RN, 19 de setembro de 2002. A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Norte.


Leia também

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem