Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Medidas radicais contra o spam

ANÚNCIOS BRASIL

Marinilda Carvalho

Uma empresa de classificados gratuitos na internet, Anúncios Brasil <www.anunciosbrasil.com.br>, enviou release informando que a partir de 6 de maio não aceita mais anúncios de spam. Está proibida no site a propaganda de pessoas ou empresas que vendem listas de e-mails ou programas de spam e a divulgação de sites que atuam com esses serviços. "Todo e qualquer anúncio desse tipo que for publicado pelos usuários do Anúncios Brasil será eliminado de imediato, e os usuários ficarão impedidos de voltar a utilizar o Anúncios Brasil, através de bloqueio de cadastro, IP, palavras-chave e outros recursos de controle do sistema que gerencia o site", diz o release. Em caso de reincidência, a empresa processará o responsável, "localizando-o através do endereço IP (…) Se necessário, o provedor também será processado para que forneça o endereço do usuário".

Radical demais? Nada disso, é o mínimo que se deve esperar das empresas que querem de verdade combater o spam.

O jornalista Francisco Oliveira, diretor do Anúncios Brasil, não tem meias palavras sobre o assunto. Para ele, atrás do chamado "trabalho em casa" se esconde não só o spam, mas picaretagens variadas, que trata como estelionato. "É necessária uma grande mobilização de todos os provedores e sites sérios contra a prática de spam", diz ele no release. "Essas grandes pragas da internet, infelizmente, são alimentadas pela omissão de portais e provedores de domínio, entre os quais cito particularmente o HPG e a Locaweb." Qualquer um que tenha e-mail público sabe o que Francisco que dizer: essas duas "empresas" despejam quilos de spam na caixas postais alheias.

Banners para webmasters

Os dois provedores estão entre os primeiros a serem processados pelo Anúncios Brasil, nos próximos dias ? por omissão em relação à prática de spam dos "sites picaretas que hospedam e que inundam a internet com um monte de lixo, coisas imprestáveis e promessa de produtos e serviços fictícios que não passam de golpe contra os internautas", diz Francisco Oliveira.

Francisco Oliveira cita os provedores Terra, Terra Empresas, Digiweb e BOL como empresas que adotam providências imediatas em caso de denúncia de spam. O UOL também tem atendido prontamente às queixas do Observatório, além de oferecer o recurso de bloqueio de endereço ? que todos os provedores e "hospedeiros" de domínio deveriam proporcionar. A maioria dos provedores, porém, nem sequer responde às mensagens de queixa.

Quem quiser mais informações sobre o bom exemplo do Anúncios Brasil pode visitar <www.anunciosbrasil.com.br/spam.html>. O sítio criou uma área com orientação contra o spam, na qual também se pode encaminhar denúncias contra praticantes de spam. Na mesma área há banners para os webmasters que quiserem caracterizar seu sítio como site antispam.