Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

PRIMEIRAS EDIçõES > NOVOS MANUAIS

Meio ambiente para jornalistas

Por lgarcia em 31/07/2002 na edição 183

NOVOS MANUAIS

Carlos Tautz (*)

A jornalista Teresa Urban acaba de lançar no Paraná o manual Em outras palavras ? Meio ambiente para jornalistas. Teresa é criadora da Rede Verde, serviço de notícias para ONGs paranaenses, e também publicou recentemente os livros Saudade do Matão e Missão quase impossível, contando a história do movimento ecológico brasileiro.

O manual, patrocinado pela Petrobras, tem apoio do governo do Paraná e da Federação da Agricultura do Paraná, pelo Programa Rio Limpo. Ao todo, são 224 páginas, ferramentas de trabalho para as redações. O conteúdo é surpreendente. Começa com um glossário riquíssimo que Teresa começou a escrever em 1991 para a Agência Estado, para a cobertura da Rio 92.

Depois vem um resumo das 20 principais leis sobre meio ambiente do Brasil selecionadas pelo professor Paulo Affonso Leme Machado, principal referência do Direito Ambiental brasileiro. As demais leis, decretos, resoluções e medidas provisórias são apresentadas a seguir, divididas por tema. As leis federais estão divididas também por data, desde 1951.

O manual traz ainda as listas oficiais do Ibama de flora e fauna ameaçadas de extinção, as unidades de conservação federais, por estado, uma lista de links na internet sobre meio ambiente e o endereço das principais ONGs ambientalistas. A última parte do Manual é dedicada ao Paraná, com dados gerais, desde a geografia até as plantas ameaçadas. Acho que esta publicação poderia ser lançada em todos os estados, com as devidas adaptações

Para lançar o manual, Teresa organizou as Jornadas de Meio Ambiente para Jornalistas. Foram três eventos, em Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu, com a presença de um jornalista especializado na área ambiental e depois técnicos falando de biodiversidade, mudanças climáticas, recursos hídricos e legislação. No sábado passado, 20 de julho, participei em Foz do Iguaçu como palestrante e fiquei muito surpreso. Mais de 100 estudantes e jornalistas do oeste do Paraná presentes, com grande interesse e participação.

Em Londrina esteve Liana John, da Agência Estado. Washington Novaes foi o palestrante no lançamento de Curitiba.

E-mail para contato com Teresa Urban: <turban@uol.com.br>

(*) Jornalista

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem